Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 03/11/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Com o fim da programação normal da 40ª Mostra de Cinema, o circuito é inundado de ótimas opções. É claro que o filme mais procurado pelo público será a nova aventura de um super-herói da Marvel, Doutor Estranho, mas, acredite, há opções bem mais empolgantes entrando em cartaz.

Além do relançamento de um dos grandes cults dos anos 1980, Estranhos no Paraíso (segundo longa de Jim Jarmusch), anote aí na sua agenda as excelentes estreias Indignação (longa de estreia do veterano produtor James Schamus – O Segredo de Brokeback Mountain, O Tigre e o Dragão) e 13 Minutos,  novo filme do alemão Oliver Hirschbiegel, que tem no currículo obras do peso de A Queda! As Últimas Horas de Hitler e A Experiência. Isso sem falar nos brasileiros Canção da Volta e Cinema Novo, documentário de Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha.

Doutor Estranho  |  Canção da Volta Indignação Intruso Estranhos no Paraíso Cinema Novo A luz entre Oceanos 13 minutos

  

Doutor Estranho (Doctor Strange)

O competente e arrogante Stephen Strange é um médico bem sucedido que se preocupa apenas em atender casos complexos para aumentar seu prestígio e conta bancária. Após um grave acidente de carro que causa grandes danos às suas mãos, Strange é obrigado a deixar a medicina e busca, sem sucesso, por uma cura. Nessa jornada, ele acaba parando no Nepal, onde conhece um grupo de místicos liderados pela Anciã, que mostrará a ele que existe um mundo cheio de magia ao redor de todos nós, e que ele terá de defendê-lo da ameaça de um antigo aluno seu, o implacável Kaecilius.

Dir. Scott Derrickson, EUA, 2016. Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams. 115 min.

Leia nossa crítica do filme Doutor Estranho

Canção da Volta

Mesmo se amando muito, o casal Julia e Eduardo precisa aprender a lidar com os problemas que surgem em seu caminho dentro de um casamento já um pouco desgastado.

Dir. Gustavo Rosa de Moura, Brasil, 2016. João Miguel, Marina Person, Francisco Miguez, Marat Descartes. 90 min.

Indignação (Indignation)


Em 1951, o jovem judeu Marcus, primeiro de sua família a cursar uma universidade, sofre as pressões da sociedade conservadora e anti-semita de Ohio, onde estuda. Sua situação fica ainda mais difícil quando ele se apaixona por uma jovem filha de um ex-aluno com muito prestigio. A moça é bonita e brilhante, mas além de ser cristã, sofre com problemas psiquiátricos.

Dir. James Schamus, EUA, 2016. Logan Lerman, Sarah Gadon, Tracy Letts. 110 min.

Intruso


Tudo parecia muito tranquilo nos dias de uma família do subúrbio. Até que eles são obrigados a receber em sua casa um visitante misterioso que estabelece regras bizarras como a proibição de que as pessoas saiam de casa. À medida que o tempo avança, eles começam a perceber a real natureza deste intruso.

Dir. Paulo Fontenele, Brasil, 2016. Eriberto Leão, Danton Mello, Juliana Knust. 80 min.

Estranhos no Paraíso (Stranger than Paradise)


O desocupado Willie recebe a notícia que terá de receber uma prima da Hungria por 10 dias em seu pequeno apartamento no Brooklyn, em Nova York. Ele não fica feliz com a notícia e não se dá bem com Eva. Porém, com o passar dos dias ele começa a gostar dela, algo que seu amigo Eddie, que gostou dela de cara.

Dir. Jim Jarmusch, Alemanha/EUA, 1984. John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson. 89 min.
 

Cinema Novo



O documentário é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil - a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução - e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

Dir. Eryk Rocha, Brasil, 2016. 90 min.

A luz entre Oceanos (The Light Between Oceans)


Veterano da Primeira Guerra Mundial, o australiano Tom Sherbourne é contratado para trabalhar em um farol entre os oceanos Pacífico e Índico. Chegando lá, ele conhece isabel Graysmark, por quem se apaixona e logo se casa. O jovem casal tenta engravidar, mas Isabel perde dois bebês, causando problemas ao casamento. Porém, um dia, surge na ilha um barco à deriva, com o corpo de um homem morto e um bebê vivo. Tom deseja avisar as autoridades do ocorrido, mas é convencido por Isabel para que enterrem o falecido e passem a cuidar da criança como se fosse sua filha.

Dir. Derek Cianfrance, EUA/Nova Zelândia, 2015. Alicia Vikander, Michael Fassbender, Rachel Weisz. 133 min.

13 minutos (Elser: Er hätte die Welt verändert)


O filme conta a história de Georg Elser, um homem comum que falhou ao tentar matar Adolf Hitler. Em 8 de novembro de 1939, Elser implantou uma bomba atrás de um púlpito usado por Hitler, em Munique. Mas o Führer deixou o local mais cedo que o esperado, contrariando o plano que poderia ter evitado a Segunda Guerra Mundial.

Dir. Oliver Hirschbiegel, Alemanha, 2015. Christian Friedel, Katharina Schüttler, Burghart Klaußner. 114 min.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro