Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 10/11/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas 

Filmes controversos se destacam entre as estreias do circuito. Pena que nenhum deles consiga empolgar mais do que as polêmicas em que estão envolvidos. Antes nome quase certo para ganhar o Oscar, O Nascimento de uma Nação foi ofuscado pela acusação de estupro de seu diretor e roteirista Nate Parker no final dos anos 1990. Caso em que ele foi inocentado. Mesmo assim, o filme que retrata uma rebelião de escravos em 1831 liderada pelo escravo e pastor Nat Turner escorrega nos clichês, no sentimentalismo forçado e em uma direção ainda titubeante do cineasta.

Outro filme que deu muito o que falar é Pequeno Segredo, escolhido pelo Brasil como representante do País no Oscar. Opção que revoltou muita gente que queria dar essa incumbência a Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. O problema é que a decisão pode ter sido meramente política, principalmente depois do protesto da equipe e elenco de Aquarius contra o Impeachment de Dilma Rousseff na apresentação do filme no Festival de Cannes. Políticas à parte, a questão é que Pequeno Segredo é um melodrama sem fôlego e cheio de lugares comuns feito para agradar a Academia, o grupo de votantes do Oscar. Como se essa “fórmula mágica” existisse e isso fosse algo de primeira necessidade ao cinema brasileiro.

A lista fecha com o melhor do trio: Snowden – Herói ou Traidor. O novo filme do engajado diretor Oliver Stone não sofreu de nenhuma polêmica fora da telona, mas, como era de se esperar, retrata um personagem bem controverso para os americanos, o ex-agente da CIA que revelou a vigilância inescrupulosa que a Agência de Segurança Nacional faz de todo e qualquer cidadão no mundo todo.

O Ignorante  |  Snowden - Herói ou Traidor O Plano de Maggie O Nascimento de uma Nação Pequeno Segredo Através da Sombra Invasão de Privacidade

  

O Ignorante (Le Cancre)

A história gira em torno da relação de pai e filho entre Rodolphe e Laurent, dois homens de personalidades bem diferentes e, por conta disso, muitas dificuldades em se conectar, apesar do amor que os une.

Dir. Paul Vecchiali, França, 2016. Paul Vecchiali, Pascal Cervo, Catherine Deneuve, Mathieu Amalric. 116 min.

Snowden - Herói ou Traidor (Snowden)

Cinebiografia de Edward Snowden, ex-funcionário da CIA que divulgou para a imprensa uma série de documentos sigilosos da Agência de Segurança Nacional dos EUA que comprovaram atos de espionagem do governo norte-americano contra todos os seus cidadãos e governos estrangeiros.

Dir. Oliver Stone, EUA/Alemanha/França, 2016. Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Nicolas Cage. 125 min.

O Plano de Maggie (Maggie's Plan)


Com planos de ser mãe solteira, a jovem e batalhadora Maggie vive sozinha em Nova Iorque. Até que ela conhece John, um homem casado com quem acaba se envolvendo, complicando seus planos.

Dir. Rebecca Miller, EUA, 2016. Greta Gerwig, Ethan Hawke, Julianne Moore. 98 min.

O Nascimento de uma Nação (Birth of a Nation)


Em 1831, no estado da Virginia, o escravo Nat Turner trabalha e prega como pastor na fazenda de Samuel Turner. Como sabe ler e exerce uma liderança religiosa entre seus companheiros escravos, Nat é “contratado” para pregar em fazendas vizinhas como forma de acalmar os ânimos dos escravos, que estão prestes a se rebelar. Porém, ao testemunhar diversas atrocidades com seus iguais, Nat se revolta e decide liderar uma rebelião que não pretende poupar nenhum de seus algozes.

Dir. Nate Parker, EUA, 2016. Armie Hammer, Mark Boone Junior, Penelope Ann Miller. 110 min.

Pequeno Segredo


Conhecidos por suas viagens marítimas, a família Schurmann conhece um casal na Nova Zelândia que pede para que eles adotem sua filha recém-nascida, Kat.

Dir. David Schurman, Brasil/Nova Zelândia, 2015. Júlia Lemmertz, Marcelo Antony, Maria Flor. 108 min.
 

Através da Sombra


Contratada para cuidar de duas crianças em uma fazenda de café no século 19, Laura passa a ter a impressão de que alguns segredos são escondidos naquela casa. Ela acredita inclusive enxergar algumas pessoas que ninguém mais consegue ver.

Dir. Walter Lima Junior, Brasil, 2015. Virginia Cavendish, Domingos Montagner, Ana Lúcia Torre. 100 min.

Invasão de Privacidade (I.T.)


Empresário bem-sucedido, Mike Ryan contrata Patrick, um jovem especialista em tecnologia, para implantar um sistema de casa inteligente em sua mansão. Mas o rapaz passa a acreditar que ele é amigo da família do milionário, que logo o repreende. Furioso, Patrick passa a usar seus talentos para ameaçar os negócios e a família de Mike.

Dir. John Moore, EUA, 2015. Stefanie Scott, Pierce Brosnan, Anna Friel. 95 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro