Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 15/12/2016

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas.

Fãs da saga Guerra nas Estrelas – e olha que são MUITOS – estão em polvorosa. Não é para menos. Chegou o dia da estreia a primeira aventura derivada do universo Star Wars, Rogue One: Uma História Star Wars. Outros que têm muito a comemorar é o público que não está nem aí para sabres de luz, pois dois ótimos filmes mais autorais também estão entre as novidades do circuito: O drama familiar romeno Sieranevada, e o novo filme do chileno Pablo Larraín (dos excelentes No e O Clube), Neruda. Outro destaque é Sully - O Herói do Rio Hudson, filme que reúne Clint Eastwood e Tom Hanks. Pena que o resultado não está entre os melhores dos currículos do cineasta e do ator.

Rogue One: Uma História Star Wars  |  Volta à Terra Sully - O Herói do Rio Hudson Sieranevada Neruda Nas Estradas do Nepal

  

Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story)

Um grupo de rebeldes parte em missão para roubar os planos da maior arma que o Império pretende construir: a Estrela da Morte.

Dir. Gareth Edwards, EUA, 2015. Felicity Jones, Riz Ahmed, Ben Mendelsohn. 133 min.

Leia nossa crítica do filme Rogue One: Uma História Star Wars

Volta à Terra

Com apenas 49 moradores, o pequeno vilarejo de UZ, localizado nas montanhas do norte de Portugal, sofre com a migração de seus moradores. O documentário acompanha alguns dos habitantes que continuam lá.

Dir. João Pedro Plácido, Portugal/França/Suíça, 2015. 78 min.

Sully - O Herói do Rio Hudson (Sully)


Em 15 de janeiro de 2009, o comandante Chesley "Sully" Sullenberger tem seu avião de passageiros atingido por pássaros. Os dois motores falham e ele se vê obrigado a aterrissar a grande aeronave no Rio Hudson, em Nova York. O pouso é bem sucedido e ele salva a vida de todos os 150 passageiros a bordo, mas sua decisão arriscada é julgada rigorosamente pela agência de regulação aérea dos Estados Unidos.

Dir. Clint Eastwood, EUA, 2016. Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney. 96 min.

Leia nossa crítica do filme Sully - O Heroi do Rio Hudson

Sieranevada


Lary e sua esposa vão à casa de sua família para a comemoração de um ano desde a morte de seu pai. Lá, encontram familiares das mais diversas gerações. Todos aguardam a chegada de um padre para realizar uma oração e benzer a casa. Enquanto esperam, as conversas paralelas revelam desde banalidades da vida cotidiana até conflitos familiares.

Dir. Cristi Puiu, Romênia/França/Bósnia-Herzegovina/Croácia/Macedónia, 2016. Mimi Branescu, Judith State, Bogdan Dumitrache. 173 min.

Neruda


No final da década de 1940, um inspetor ligado ao cada vez mais fascista governo chileno persegue o famoso poeta Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel, que se filiou ao Partido Comunista.

Dir. Pablo Larraín, Chile/Argentina/França/Espanha/EUA, 2016. Gael García Bernal, Luis Gnecco, Mercedes Morán. 107 min.

Nas Estradas do Nepal (Kalo Pothi)


Prakash e Kiran vivem no Nepal durante a guerra civil de 2001. Embora pertençam a castas diferentes, os garotos tornam-se amigos próximos e decidem ganhar dinheiro com a venda dos ovos de uma galinha. Quando o animal some, eles partem em uma jornada para recuperá-lo.

Dir. Min Bahadur Bham, Nepal/França/Alemanha/Suíça, 2016. Khadka Raj Nepali, Sukra Rak Rokaya, Jit Bahadur Malla. 90 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

A Forma da Água: crítica do filme

Os filmes da semana – 16/11/2017

11 anos do JazzNosFundos