Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 05/01/2017

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas.

A primeira semana de estreias de 2017 está bem recheada. E com diversos sabores. Tem a nova animação da Disney, Moana - Um mar de Aventuras; Passageiros, uma aguardada ficção científica estrelada pela dupla Jennifer Lawrence, Chris Pratt; o novo filme do diretor iraniano Asghar Farhadi, o mesmo dos excelentes A Separação e O Passado; e o vencedor do grande prêmio na última edição do prestigiado Festival de Cannes, Eu, Daniel Blake. Mas quem brilha mesmo são duas produções pequenas, o português John From e a fantasia Sete Minutos Depois da meia-noite. Ou seja, diversão para todos os gostos.

Moana - Um mar de Aventuras  |  O Apartamento Eu, Daniel Blake Passageiros Dominação John From Sete Minutos Depois da meia-noite

  

Moana - Um mar de Aventuras (Moana)

Filha do chefe de uma tribo na Polinésia, a jovem Moana não consegue pensar em outra coisa a não ser se aventurar pelo mar. Mas seus desejos são reprimidos por seu pai, que tem trauma do mar e acha que o melhor para seu povo é continuar na ilha em que vivem. Porém, desde que o coração da deusa da natureza foi roubado pelo semideus Maui, uma onda de morte se propaga. Quando esta alcança a ilha do povo de Moana, a princesa não tem outra alternativa a não ser buscar a tradição navegante de seus ancestrais e partir para o mar aberto atrás de Maui e desfazer a tal maldição.

Dir. Ron Clements e John Musker, EUA, 2015. Vozes de Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson, Rachel House, Temuera Morrison.

Leia nossa crítica do filme Moana - Uma mar de Aventuras

O Apartamento (Forushande)

Durante o período em que o casal Emad e Rana encenam a montagem da peça teatral ‘A Morte de um Caixeiro Viajante’, de Arthur Miller, eles são obrigados a sair do prédio onde moram por problemas estruturais na construção. Um de seus colegas do elenco lhes sede um apartamento que ele alugava para uma prostituta. Um dia, Rana é surpreendida por um cliente insatisfeito que a confunde com a antiga moradora e a agride. A situação causa revolta em Emad, que busca vingança.

Dir. Asghar Farhadi, Irã, 2016. Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti.

Eu, Daniel Blake (I, Daniel Blake)


Após sofrer um ataque cardíaco e ser proibido a voltar ao trabalho pelo médico de sua empresa, Daniel Blake busca receber a pensão do governo. Porém, ele esbarra na extrema burocracia estatal. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie, mãe solteira de duas crianças que se mudou recentemente e que também passa por problemas financeiros.

Dir. Ken Loach, Reino Unido, 2016. Dave Johns, Hayley Squires.

Passageiros (Passengers)


Durante uma viagem que leva mais de 5 mil moradores da Terra para uma vida nova em um planeta distante, dois passageiros são despertados de um sono criogênico 90 anos antes do tempo programado para a chegada. Entre o desespero e o tédio, o mecânico Jim e a escritora Aurora começam a se conhecer melhor e a se apaixonar. No entanto, além do fato de Jim esconder um terrível segredo, a dupla ainda tem de lidar com um grave problema técnico na nave, que pode custar a vida de todos a bordo.

Dir. Morten Tyldum, EUA, 2016. Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen.

Leia nossa crítica do filme Passageiros

Dominação (Incarnate)


Exorcista com capacidade de entrar no subconsciente de uma mente possuída, o Dr. Ember conhece outra pessoa com a mesma capacidade enquanto confronta seu próximo caso, um garoto de nove anos de idade que está possuído por um demônio de seu passado.

Dir. Brad Peyton, EUA, 2015. Aaron Eckhart, Carice van Houten, David Mazouz.
 

John From


Rita é uma adolescente que não tem muito a fazer na vida. Para ocupar o tempo ocioso, ela pega sol na varanda de sua casa e deixa bilhetes para a melhor amiga Sara. Até que um dia ela se interessa por um novo vizinho, bem mais velho do que ela e que tem uma filha pequena. Decidida a conquistá-lo, Rita elabora planos para que possa atrair sua atenção.

Dir. João Nicolau, Portugal/Brasil, 2015. Júlia Palha, Filipi Vargas, Leonor Silveira.

Sete Minutos Depois da meia-noite (A Monster Calls)


O jovem Conor, de 13 anos tem uma vida complicada. Seu pai é ausente, a mãe sofre um câncer em fase terminal, a avó é uma megera e ele sofre bullying na escola. Durante a noite, ele tem sempre o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.

Dir. Juan Antonio Bayona, EUA, 2016. Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Felicity Jones.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 16/11/2017

11 anos do JazzNosFundos

Os filmes da semana – 26/10/2017