Time Out São Paulo

Os filmes da semana – 16/02/2017

Aproveite as estreias de cinema da semana com as nossas sinopses comentadas.

Entre as estreias do circuito, um prato cheio para quem adora fazer bolão do Oscar e não sabe o que escolher em categorias mais específicas. No caso, a de melhor animação, porque dois concorrentes menos conhecidos entram em cartaz. E ambos são ótimos! A Tartaruga Vermelha, primeiro filme do mítico estúdio japonês Ghibli feito fora do Japão; e o fofo franco-suíço Minha Vida de Abobrinha.

Outro que entra nessa lista é um dos concorrentes ao prêmio de melhor documentário, que traz filmes com forte apelo racial: Eu não sou seu negro. Além do sueco Um Homem Chamado Ove, que disputa a estatueta de melhor filme estrangeiro. E para fechar a “maratona Oscar”, o australiano Lion - Uma jornada para casa, que concorre em seis categorias, incluindo melhor filme, ator e atriz coadjuvante, roteiro, fotografia e trilha sonora.

A Cura  |  Eu não sou seu negro Minha vida de Abobrinha A Tartaruga Vermelha Aliados John Wick - Um novo dia para matar Lion - Uma jornada para casa Um homem chamado Ove

  

A Cura (A Cure for Wellness)

Um jovem e ambicioso executivo é enviado aos Alpes Suíços para convencer o CEO de sua empresa a sair do Spa onde está hospedado e voltar a Nova York para que um grande processo de fusão seja concluído. Porém, chegando lá, ele vê que a tal clínica não é tão inocente quanto parece.

Dir. Gore Verbinski, Alemanha/EUA, 2016. Dane Dehaan, Mia Goth. 146 min.

Eu não sou seu negro (I Am Not Your Negro)

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.

Dir. Raoul Peck, EUA/França/Bélgica/Suíça, 2017. 95 min.

Minha vida de Abobrinha (Ma vie de Courgette)


O sensível menino Icare, que tem o apelido de Abobrinha, é mandado a um orfanato depois da morte de sua mãe. Deslocado neste novo universo, ele aos poucos começa a se relacionar com as outras crianças e descobre o significado de amizade.

Dir. Claude Barras, França/Suíça, 2016. Vozes de Gaspard Schlatter, Sixtine Murat, Paulin Jaccoud. 70 min.

A Tartaruga Vermelha (The red turtle)


Após sobreviver a um naufrágio, um homem se vê em uma ilha completamente deserta. Lá ele consegue sobreviver através da pesca e começa a construir uma jangada para se salvar. No entanto, toda vez que ele tenta escapar, sua embarcação é destruída por um ser misterioso. Logo ele descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

Dir. Michaël Dudok de Wit, Japão/França/Bélgica, 2016. 80 min.

Aliados (Allied)


Em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, os espiões Max Vatan e Marianne Beausejour se apaixonam. De volta a Londres após o fim da Segunda Guerra, os dois se casam, mas aí aparecem suspeitas sobre uma conexão de Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira.

Dir. Robert Zemeckis, EUA, 2016. Brad Pitt, Marion Cotillard, Lizzy Caplan. 124 min.
 

John Wick - Um novo dia para matar (John Wick: Chapter 2)


John Wick é forçado a deixar a aposentadoria mais uma vez e viaja a Roma para ajudar um velho amigo a derrubar uma organização internacional secreta de assassinos.

Dir. Chad Stahelski, EUA, 2016. Keanu Reeves, Ian McShane, Bridget Moynahan. 122 min.

Lion - Uma jornada para casa (Lion)


Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo se perdeu do irmão em uma estação de trem de Calcutá. Sobrevivendo sozinho de trem em trem, ele é descoberto e adotado por uma família australiana. Já com 25 anos e incapaz de superar o trauma do passado, ele volta a Índia para reencontrar sua família biológica.

Dir. Garth Davis, EUA/Austrália/Reino Unido, 2015. Rooney Mara, Nicole Kidman, Dev Patel. 129 min.

Um homem chamado Ove (En Man Som Heter Ove)


Ove é um senhor mal-humorado de 59 anos que leva uma vida totalmente amargurada. Aposentado, ele se divide entre sua rotina monótona e as visitas que faz ao túmulo de sua esposa. Mas, quando ele finalmente se entregou às tendências suicidas e desistiu de viver, novos vizinhos se mudam para a casa da frente, e uma amizade inesperada irá surgir.

Dir. Hannes Holm, Suécia, 2017. Rolf Lassgård, Bahar Pars, Filip Berg. 116 min.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 17/08/2017

Os filmes da semana – 10/08/2017

Dia dos Pais 2017