Time Out São Paulo

Guardiões da Galáxia Vol. 2: crítica do filme

Novo filme do universo Marvel traz referências demais e história de menos.

O Algorítimo matemático que calcula as preferências do público nunca esteve tão em alta. E o programa aponta que a década de 80 é cool! Para ser mais específico, a passagem dos anos 70 para 80. Vide o sucesso estrondoso da série de TV Stranger Things, um simples pastiche de aventuras infanto-juvenis bem características desse período. Fórmula essa que é a garantia do sucesso de Guardiões da Galáxia Vol. 2, pois o filme carrega a mão nas referências sem medo de ser feliz. Pena que deixa algo tão vital quanto a história em segundo plano.

É inegável que é bem legal ver atores icônicos desse imaginário nerd/geek 70’s & 80’s como Kurt Russell e Silverster Stalone participando da festa, mas a trama do filme dirigido por James Gunn – que também assina a direção do primeiro filme dessa nova franquia e é autor do roteiro do ótimo remake de Madrugada dos Mortos – é tão esquálida que a produção mais parece um episódio de um seriado B de ficção científica.

Mas é aí que está a grande sacada. Seria isso algo deliberado? Na superfície a trama parece desleixada, mas não se engane. Parafraseando Yondu em uma cena chave do clímax, o que os produtores querem é que você curta Guardiões da Galáxia Vol. 2 “com o coração, não com o cérebro”. Os mais velhos piram com a memória afetiva, enquanto os mais novos dão risadinhas estilo Beavis e Butt-Head com as piadinhas adolescentes.

O visual camp à la Flash Gordon e cores berrantes ao estilo dos antigos gibis entregam que esse pacote de referências é calculado em seus mínimos detalhes. Um mix de vibe retrô, design de capas de jogos de Atari e trilha bubble gum embalado em uma atraente caixa pronta para um vídeo de unboxing cheio de curtidas.

Escrito por Rafael Argemon
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 16/11/2017

11 anos do JazzNosFundos

Os filmes da semana – 26/10/2017