Time Out São Paulo

MOVE!

Este evento terminou

MOVE!

Data 09 Mar 2013-19 Mar 2013

Horário de abertura Ter. a sex., 11h-21h30; sáb. e dom., 10h-20h.

Sesc Belenzinho
R. Pe. Adelino, 1.000, Belém

Telefone 2076- 9700


Esqueça o conceito de desfile de moda, onde você apenas observa o trabalho final de estilistas e modelos. Agora pense em tinta fresca derramada à queima-roupa sobre uma modelo – podendo ser você –, cuja vestimenta será transformada em uma peça ‘artisticamente’ manchada. Imagine então que o pit de fotógrafos muda de mira e fotografa você e, depois, a imagem registrada será transformada em uma estampa. São interações como essas que fazem parte da mostra MOVE!, no Sesc Belenzinho, propondo quebra de protocolos, humor e interação do público ao universo tão deslumbrado e, muitas vezes, monótono, da moda.

A edição em São Paulo será uma versão da mostra apresentada em 2010 no PS1, um espaço vinculado ao Museu de Arte Moderna em Long Island City, Nova York. O projeto nasceu da união entre Cecilia Dean, ex-modelo e uma das fundadoras da revista Visionaire, e David Colman, jornalista, ilustrador e stylist, colaborador de arte e moda do jornal The New York Times.

A ideia era promover a interação entre diferentes artistas – das artes plásticas e da moda – e aproximar todo esse experimento do público. O consultor carioca Antonio Haslauer, figura importante na internacionalização da moda brasileira, se junta ao time para a realização da mostra na cidade.

Espalhados pelos diversos ambientes do enorme Sesc Belenzinho estarão oito instalações. Para cada uma delas, duos ou trios de artistas foram agrupados para a criação de algo novo que envolvesse duas disciplinas artísticas. Figuras como Vik Muniz, artista plástico, e Francisco Costa, o estilista da Calvin Klein, ou o coletivo de grafite Banzai Studio e o estilista Pedro Lourenço foram colocadas juntas para realizar um produto final, podendo ser uma instalação, uma performance, um modelito – tudo com interatividade.

A instalação ‘Splash’, sucesso da primeira edição, por exemplo, dará um banho de tinta nos corajosos que toparem entrar em uma cabine com uma roupa desenhada pela estilista americana Cynthia Rowley, que trabalha lado a lado do artista suíço Olaf Breuning. Nesse caso, o resultado será uma coleção de moda e uma obra de arte, registrados por um fotógrafo. Após a tinta, um banho será permitido – e viabilizado nas dependências do Sesc.

Entre as instalações inéditas, a ‘Graficouture’, união do grafite e da alta costura, será praticamente um ateliê ao vivo. Vai funcionar assim: grandes telas de tecido viram base para os grafites do Banzai Studio, e, depois, se tornam matéria-prima para participantes da oficina de costura. Orientados por assistentes, você poderá colocar a mão na massa e (tentar) seguir os desenhos feitos pelo estilista Pedro Lourenço.

Já a performance ‘Ligatura’ propõe uma troca e uma reflexão interessante sobre a influência que temos uns sobre os outros. Você dá uma peça de sua roupa para o artista plástico Maurício Ianês, que a vestirá, não importa o tamanho, e recebe uma do estilista Alexandre Herchcovitch, que estará costurando essas novas peças in loco. Consegue imaginar?! 

Escrito por Cecília Gianesi e Evelin Fomin
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus