Lojinhas de museus de São Paulo

Ir a museus não se trata apenas de apreciar sua arte. Resta saber qual já sabe como cativar o consumidor

Carol Teresa

Intituto Moreira Salles/ MASP/ MAM/
Pinacoteca/ Sesc-SP/ Tomie Othake

Depois de passar horas apreciando um belo acervo em seu museu favorito, não se engane: ele fará de tudo para que você gaste um tempo extra nos ambientes de suas lojinhas em meio a livros de artistas como Basquiat, Rodin e Vermeer. A ideia não vem de hoje e, por aqui, as lojas de museu ainda têm um longo caminho pela frente, se comparadas a versões do tipo em cidades como Nova York, Barcelona e Berlim. Mas ainda é possível garimpar produtos com design exclusivo que não se limitem a catálogos e livros de arte.

Se preferir, pegue leve com canecas, marcadores de páginas e caderninhos temáticos feitos para você levar a ‘marca’ do museu para casa ou estampá-la no peito e destacá-la na bolsa – nada contra. Confira quais merecem sua atenção e comece 2012 inspirando-se em comprinhas culturais.

Instituto Moreira Salles

Absorva o que for possível das fotografias de Jacques Henri Lartigue (1894-1986), em cartaz no IMS até 25 de maio, e siga para a loja do instituto, logo na entrada. Ali você também pode passar um tempo observando pôsteres e quadros com imagens de fotógrafos como Marcel Gautherot e Maureen Bisilliat, entre outros, disponíveis para venda. Edições não limitadas de impressões digitais custam R$ 380 (40 cm x 50 cm). As da série limitada custam ainda mais, mas apreciar não custa nada.

Se estiver de passagem pela Avenida Paulista, o IMS tem outra loja exclusiva no Conjunto Nacional, um espaço pequeno e aconchegante também com opções de papelaria, como séries de cadernos, conjuntos de lápis, kits com cartões e envelopes, além de calendários.

Loja IMS, R. Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis, 3825-2560. Ter. a sex., 13h-19h; sáb., dom. e fer., 13h-18h. Loja IMS, por Livraria Cultura, Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2.073, 3170-4033, r. 2373. Seg. a sáb., 9h-22h; dom. e fer., 12h-20h. ims.uol.com.br

MASP

No subsolo de um dos prédios mais conhecidos da cidade, a loja do Museu de Arte de São Paulo se destaca pela grande variedade de livros de arte de editoras como Taschen, Paisagem, Icon, Cosac&Naify, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, entre outros. É fácil encontrar os catálogos do acervo do museu e, com exclusividade, os catálogos das exposições em cartaz e de mostras anteriores. Na linha de objetos, há opções em prata e em cerâmica assinadas por artistas como as de Norma Tamaoki, única artista autorizada a produzir peças com obras de Tarsila do Amaral. 

Loja do Masp, Av. Paulista, 1.578, 3251-5644. Ter. a dom., 11h-17h30; qui., 11h-19h30 (bilheteria até 19h30). masp.art.br

MAM

A loja do Museu de Arte Moderna de São Paulo – que tem um acervo de cerca de 4.000 obras de arte contemporânea brasileira – oferece peças que vão de vasos decorativos e bolsas até acessórios para cozinha e brinquedos educativos. Mas a ShopMAM também possui uma grande variedade de livros de arte, arquitetura e moda. Lá é possível encontrar também uma linha de jóias e bijuterias feitas por designers como Paula Mourão, Alfredo Grosso, Elizabeth Franco, Felipe Patusco, Flammarion Vieira, Marcela Costa, Sílvio Alexandre e Vanessa Robert. Mas o grande carro chefe é mesmo a extensa linha de produtos com a marca do MAM: são mais de 30 artigos entre cadernos, calendários, aventais, entre outros.

Loja do MAM, Parque do Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, 5085-1300. Ter. a dom., 10h-18h. mam.org.br

Pinacoteca

Seguindo tendências internacionais, a loja da Pinacoteca oferece uma variedade de produtos institucionais diversos baseados na marca e nas ações do museu, além de uma série de publicações de arte e das exposições temporárias do espaço. Aqui encontra-se nécessaires, livros, canecas, sacolas e bloquinhos bem charmosos. 

Loja da Pinacoteca, Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, 3324-1000. Ter. a dom., 10h-18h. pinacoteca.org.br

Sesc-SP

Com móveis funcionais, as lojas dos Sesc espalhadas pela cidade tornam a compra um prazer ao possibilitarem o manuseio dos produtos. O grande destaques está nos livros de assuntos variados como cinema, música e catálogos de exposições em cartaz ou que terminaram a pouco. 

Loja Sesc-SP, sescsp.org.br/loja

Tomie Ohtake

A loja IT, embora terceirizada, é tão conceitual quanto seu prédio de vidros cor-de-rosa localizado em Pinheiros, na zona oeste da cidade. Com foco no design nacional e autoral contemporâneos, a loja oferece linhas exclusivas de produtos – é, de longe, a mais interessante de nossa lista. Com mais de 60 marcas e peças selecionadas pelo olhar experiente de Marisa Ota, a loja trabalha com joias, além de criativas peças para casa, camisetas, bolsas e brinquedos. 

Instituto Thomie Othake, R. Coropés, 88, Pinheiros, 3554-0737. Ter. a sáb., 11h-20h; dom., 11h-18h. institutotomieohtake.org.br

Escrito por Carol Teresa
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.