Vista São Paulo

 Nunca esteve tão na moda levar a cidade no peito


Usar uma camiseta com os dizeres “I + ♥ + uma cidade qualquer do mundo” é justificável quando: 1. se é criança e/ou adolescente; 2. se faz parte de alguma comitiva ou se é obrigado a usá-la como uniforme; 3. se está à procura de um souvenir fácil para presente (e quem ganha veste por consideração). É por isso que, ao contrário, as camisetas da Vista São Paulo, de Flavio Dantas, saltam aos olhos.  

Divulgação

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA Uma das camisetas (femininas) mais marcantes traz o azulão do céu em contraste com a escultura Mão, de Oscar Niemeyer, também autor do projeto arquitetônico do espaço na Barra Funda, zona oeste. Inaugurado há 23 anos, o centro cultural, de política e de lazer foi erguido como um monumento de integração da América Latina.


A maneira descolada de apresentar a cidade em malhas de cortes variados – não apenas em tamanho masculino ou na versão babylook –, faz você pensar na ideia de que é possível tê-la no peito. “Sempre quis fazer de São Paulo o tema para peças de moda, e não de souvenir”, explica Dantas. Ao todo, são 12 estampas, uma delas, inclusive, com a famosa calçada em forma geométrica do Estado de São Paulo – em versão suja, é claro.

Divulgação

TEATRO MUNICIPAL Inaugurado em 1911, o teatro símbolo da riqueza gerada pela produção de café e pelo caráter industrial que indicava o potencial econômico da cidade passou por uma reforma de quase dois anos, reabrindo em junho de 2011. Seu projeto, inspirado pela Ópera de Paris, se destaca sobretudo ao cair da noite, como mostra a camiseta. 


O tema mais vendido é o do Edifício Copan, que tem quatro opções diferentes. Uma das mais interessantes, a “veste-legging” feminina, também traz uma visão menos conhecida, a dos fundos do prédio, estampada nas costas da peça. A experiência toda é praticamente metalinguística: a primeira loja, aberta há quase cinco meses, ficava ali mesmo, na galeria do Copan (mas o ponto fechou em junho de 2012).

Divulgação

BIKE DOS CARTEIROS Toda cidade tem suas lendas urbanas e esta camiseta é uma espécie de dedicatória a uma delas: dizem que a bicicleta vintage da estampa foi um modelo projetado por uma empresa inglesa especificamente para os Correios e que, portanto, àquela época (que não se sabe ao certo qual foi), os carteiros tinham uma vida menos difícil. Os solados não se desgastavam tanto, pois eles faziam as entregas de bike. 

 

Novo endereço:

R. Augusta, 2.800, República. Seg. a sáb., 10h-19h; dom., 13h-17h. vistasp.com.br

Escrito por Evelin Fomin
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.