Time Out São Paulo

Cinco lugares para comprar queijos brasileiros

Muitos brasileiros não fazem ideia da tradição do país no assunto, mas nunca é tarde para conhecê-la

Quando o assunto é queijo obviamente o Brasil não é a Itália ou a França, com seus laticínios artesanais, das mais variadas texturas e de sabores aos quais é impossível ficar indiferente. Claro que por aqui não faltam a mussarela puxa-puxa cobrindo as pizzas, ou os cremosos Catupiry e requeijão se metendo em qualquer coisa, do pastel ao sushi, ou ainda os pedaços de queijo coalho fumegando nas churrasqueiras nos fins de semana.

Mas, olhando para a mesa de café da manhã ou lanche da tarde das famílias brasileiras, é bem difícil encontrar algo além de queijo prato ou mussarela fatiados ou o querido minas frescal – produtos na maior parte industrializados e sem muito gosto.

Aqui fizemos uma lista de lojas onde pode-se encontrar ótimos exemplos dessa tradição pouca conhecida até para os brasileiros.
 

A Queijaria

A bela loja na Vila Madalena do entusiasta de queijos Fernando Oliveira é especializada em queijos artesanais brasileiros de pequenos produtores vindos de norte a sul do país. É bem possível que dois compradores escolham duas variedades do mesmo produtor, mas acabem com dois queijos diferentes devido o tempo de maturação de cada um. Mas esse elemento surpresa é que faz a experiência ser única. Rua Aspicuelta, 35, Vila Madalena (3812-6449/alimentosustentavel.com.br).

Mestre Queijeiro

Bruno Cabral, especialista no assunto e chef do bar Donostia, lançou um site para vender queijos artesanais brasileiros. Lá, ele defende o produtor artesanal e tenta – além de aumentar o interesse do público nacional pela produção caseira –  mudar a lei que rege a fabricação de produtos de origem animal. Para encomendar queijos do mestrequeijeiro.com.br: 96411-6196 ou contato@mestrequeijeiro.com.br. As taxas de entrega variam.

Queijos Roni

Enfeitando uma das entradas do Mercado Municipal, a banca Queijos Roni é comandada por Roque Bruno Tadeu Peta, mais conhecido como Roni, quarta geração de uma família de queijeiros de origem italiana. Ele fornece queijo para muitos dos eventos oficiais do Mercadão. Confira os longos provolones pendurados no teto, e não perca a ricota e a mussarela frescas. Mercado Municipal. Rua D, box 2, Mercado Municipal, Rua da Cantareira, 306, Sé (3326-1488/queijosroni.com).

Empório Cruzília

Também no Mercadão, o Empório Cruzília possui suas próprias versões nacionais, surpreendentemente boas, de brie, camembert, gouda e gorgonzola (cerca de R$ 10 por peça), produzidas no sul de Minas Gerais. Rua D, box 8, Mercado Municipal, Rua da Cantareira, 306, Sé (3228-0814/cruzilia.com.br).

EAT Empório Restaurante

Mistura de restaurante, padaria e mercearia orgânica, o EAT é um paraíso dos gourmands. Além de queijos importados, você encontra nacionais como a mussarela de búfala La Bufalini e queijo de cabra e brie da Serra das Antas. Avenida Doutor Cardoso De Melo, 1191, Vila Olímpia (5643-5353/emporioeat.com.br).


Escrito por Catherine Balston
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro