Time Out São Paulo

Moda sustentável

Adote a terapia das compras sem culpa

Quando você precisar da terapia das compras, seja um consumidor consciente e vá às lojas de moda e joias sustentáveis.

Amazônia Vital
Essa marca de roupas ecológicas utiliza fibras e sementes cultivadas na Amazônia para fazer roupas e acessórios do dia a dia, em tons naturais e simples (Rua Iaiá, 38, Itaim Bibi, 11 3071-4029, amazoniavital.com).
Joias Dalili
Dê um up no visual com os colares, pulseiras, brincos e outros acessórios feitos com metal, madeira e PVC reciclados. (Dalili, Ateliê Carlos Casnati, Rua Simão Álvares, 867, 11 3815-0239, joiasdalili.com.br).
Ecotece
As camisetas alegres e coloridas feitas de garrafas PET recicladas são produzidas por mulheres do Jardim Santo André, na periferia de Santo André. Compre online no ecotece.org.br
Sejaa
A embaixadora da boa vontade para o meio ambiente das Nações Unidas Gisele Bündchen criou uma linha de produtos para pele, feitos sem química e com embalagens 100% recicláveis (disponível nas farmácias Droga Raia e no iamnaturalshop.com.br).
Lojas de livros, roupas e móveis usados
São Paulo é o paraíso dos ratos de livraria, com mais de 200 sebos registrados. Roupas de segunda mão podem ser encontradas em incontáveis brechós, mas vá aos Jardins, a Perdizes e à Vila Madalena para verdadeiros achados. Para móveis e utilidades domésticas antigos, veja as lojas da Rua Cardeal Arcoverde, nas quadras entre as ruas Cônego Eugênio Leite e Mateus Grou, em Pinheiros.
Decoração e objetos
O que para uns é lixo, para outros é um tesouro. E São Paulo é um baú cheio de obras de arte, design e artesanato interessantes e atraentes, feitas de materiais reciclados. O artista Nido Campolongo (estúdio na Rua Tupi, 843, Santa Cecília, 11 3826-7901, nidocampolongo.com.br) cria luminárias, esculturas e até roupas com garrafas e outros materiais de plástico. Sites como o Rede Tekoha (redetekoha.com.br) e o Eco.lógica Design (ecologicadesign.com.br) vendem presentes e acessórios exclusivos, de bolsas a pufes. O Atelier de Alegria (Rua Norma Pieruccini Giannotti, 557, Barra Funda, 11 3392-1631, atelier.alegria.nom.br) tem esculturas de animais, carros de corrida feitos sob medida e outras peças imprevisíveis feitas de quinquilharias. 
Será o Benedito
A frase que expressa dúvida, "Será o Benedito", também virou sinônimo de moda ética com a marca que usa todos os tipos de material reciclado para criar tecidos, bolsas, móveis e calçados. Mesmo quando os produtos não foram feitos de garrafa PET ou borracha de pneu, são, no mínimo, 100% orgânicos. Lançada em 1995, a empresa segue a ética para que o processo de fabricação não prejudique o meio ambiente, o planeta ou os animais que o habitam. As emissões de carbono também são baixas, pois pneus reciclados – um dos piores poluentes quando jogados fora – são usados na criação dos calçados da grife. O desenvolvimento pioneiro de lona de caminhão usada e casca de vegetais como materiais viáveis na produção de roupas deixa pouca dúvida sobre as credenciais da Será o Benedito. Compre pelo shopsob.com.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Carnaval de rua em SP

20 shows gratuitos no aniversário de SP

Novidades no Jamie´s Italian