Moda sustentável

Adote a terapia das compras sem culpa

Divulgação

Quando você precisar da terapia das compras, seja um consumidor consciente e vá às lojas de moda e joias sustentáveis.

 
Amazônia Vital
Essa marca de roupas ecológicas utiliza fibras e sementes cultivadas na Amazônia para fazer roupas e acessórios do dia a dia, em tons naturais e simples (Rua Iaiá, 38, Itaim Bibi, 11 3071-4029, amazoniavital.com).
 
Joias Dalili
Dê um up no visual com os colares, pulseiras, brincos e outros acessórios feitos com metal, madeira e PVC reciclados. (Dalili, Ateliê Carlos Casnati, Rua Simão Álvares, 867, 11 3815-0239, joiasdalili.com.br).
 
Ecotece
As camisetas alegres e coloridas feitas de garrafas PET recicladas são produzidas por mulheres do Jardim Santo André, na periferia de Santo André. Compre online no ecotece.org.br
 
Sejaa
A embaixadora da boa vontade para o meio ambiente das Nações Unidas Gisele Bündchen criou uma linha de produtos para pele, feitos sem química e com embalagens 100% recicláveis (disponível nas farmácias Droga Raia e no iamnaturalshop.com.br).
 
Lojas de livros, roupas e móveis usados
São Paulo é o paraíso dos ratos de livraria, com mais de 200 sebos registrados. Roupas de segunda mão podem ser encontradas em incontáveis brechós, mas vá aos Jardins, a Perdizes e à Vila Madalena para verdadeiros achados. Para móveis e utilidades domésticas antigos, veja as lojas da Rua Cardeal Arcoverde, nas quadras entre as ruas Cônego Eugênio Leite e Mateus Grou, em Pinheiros.
 
Decoração e objetos
O que para uns é lixo, para outros é um tesouro. E São Paulo é um baú cheio de obras de arte, design e artesanato interessantes e atraentes, feitas de materiais reciclados. O artista Nido Campolongo (estúdio na Rua Tupi, 843, Santa Cecília, 11 3826-7901, nidocampolongo.com.br) cria luminárias, esculturas e até roupas com garrafas e outros materiais de plástico. Sites como o Rede Tekoha (redetekoha.com.br) e o Eco.lógica Design (ecologicadesign.com.br) vendem presentes e acessórios exclusivos, de bolsas a pufes. O Atelier de Alegria (Rua Norma Pieruccini Giannotti, 557, Barra Funda, 11 3392-1631, atelier.alegria.nom.br) tem esculturas de animais, carros de corrida feitos sob medida e outras peças imprevisíveis feitas de quinquilharias. 
 
Será o Benedito
A frase que expressa dúvida, "Será o Benedito", também virou sinônimo de moda ética com a marca que usa todos os tipos de material reciclado para criar tecidos, bolsas, móveis e calçados. Mesmo quando os produtos não foram feitos de garrafa PET ou borracha de pneu, são, no mínimo, 100% orgânicos. Lançada em 1995, a empresa segue a ética para que o processo de fabricação não prejudique o meio ambiente, o planeta ou os animais que o habitam. As emissões de carbono também são baixas, pois pneus reciclados – um dos piores poluentes quando jogados fora – são usados na criação dos calçados da grife. O desenvolvimento pioneiro de lona de caminhão usada e casca de vegetais como materiais viáveis na produção de roupas deixa pouca dúvida sobre as credenciais da Será o Benedito. Compre pelo shopsob.com.br.
Escrito por Time Out São Paulo editors
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.