Time Out São Paulo

GP Brasil de F-1

Este evento terminou

GP Brasil de F-1

Preço de R$ 285 até R$ 2860

Data 11 Nov 2016-13 Nov 2016

Horário de abertura Sex., 10h-15h30; sáb., 11h-15h; dom., 12h30-14h.

Buy tickets for GP Brasil de F-1

Av. Senador Teotônio Vilela, 261, Interlagos 04801-010

Telefone (11) 5666-8822

É curioso que um esporte de elite como a Fórmula 1 gere tanta comoção em um país como o Brasil, com abismos entre as classes sociais e apaixonado até os ossos por futebol. Os estrangeiros podem não saber, mas uma das características mais fortes da torcida brasileira é que, para ela, o que importa é vencer. Aqui, o vice-campeão tem o mesmo status do último colocado.

Talvez seja por estar acostumado a ver a bandeira verde e amarela tremulando no topo do pódio da categoria desde os anos 1970 – com o desbravador Emerson Fittipaldi, passando pelo irreverente Nelson Piquet e culminando no lendário Ayrton Senna – que o amor pela Fórmula 1 esteja enraizado no coração do brasileiro. Nos últimos anos, o país não viu um filho seu ser campeão, mas é aí que entra outra particularidade do torcedor local nessa equação: não adianta vencer se a vitória não for fruto da arte, da habilidade de ganhar mostrando toda ginga, dando show.

Clima quente em 2016
Por isso, mesmo sem grandes ídolos no esporte atualmente, a briga entre os companheiros da Mercedes (Nico Rosberg e Lewis Hamilton) pelo título no circuito – o penúltimo do calendário da categoria – ainda leva multidões ávidas por provas espetaculares como as de 2007, quando o finlandês Kimi Raikkonen, o menos cotado entre os aspirantes ao título surpreendeu a todos, e de 2008, quando o britânico Hamilton tirou a taça das mãos do brasileiro Felipe Massa na última curva da última volta.

Mesmo com certa vantagem para Rosberg, que jamais venceu um campeonato da F-1, o clima entre ele e seu companhiro tri campeão mundial está pegando fogo. Principalmente após a vitória do britânico no México. Para o delírio da torcida local, que entre muitos copos de cerveja, vibra mais do que qualquer uma do mundo com mudanças bruscas no destino de uma corrida.

Seja pela rivalidade entre o piloto inglês e o alemão, seja pelo clima inconstante de São Paulo, onde períodos de sol forte e chuvas torrenciais se revezam com rapidez impressionante, os brasileiros torcerão como nunca por uma prova emocionante. Não importa que o vencedor seja um dos dois pilotos da Mercedes, como é mais esperado. Aqui, o espetáculo – do qual a torcida é um fator essencial – é o que importa.

A boa e velha Interlagos
Para os novatos, o Autódromo José Carlos Pace (nome completo de Interlagos) pode parecer um primo pobre e idoso dos novos e lustrosos circuitos da Fórmula 1, como Abu Dhabi, Xangai ou mesmo o lindo espetáculo noturno que acontece nas ruas de Cingapura. Mas é uma das pistas mais veneradas do esporte – o Grande Prêmio do Brasil acontece em um fim de semana aguardado com ansiedade no calendário anual de corridas, graças à fama de festeiro do País.

Em dias de competição, o ambiente em Interlagos é prova suficiente de que os brasileiros sabem mesmo se divertir. A coisa começa cedo, com as pessoas tomando muita cerveja até o início da corrida, depois de encontrar um bom lugar para sentar. E continua longe da pista, quando, pelo que dizem, a indústria paulistana do sexo vai ao extremo para atender à demanda, apesar dos reforços que chegam de fora da cidade.

Mas o segredo do encanto que Interlagos exerce sobre a comunidade do esporte é algo cada vez mais raro na Fórmula 1: trata-se de um local cheio de história. Muitos dos pilotos mais famosos da modalidade correram e venceram nessa pista, famosa por produzir disputas memoráveis e – graças à sua posição no encerramento do calendário da modalidade –, por coroar novos campeões. É também o mesmo autódromo onde Ayrton Senna venceu em 1991 e 1993, após se aperfeiçoar quando criança na pista de kart que fica atrás do circuito principal.

Preocupações com a segurança fizeram com que muitas das sedes tradicionais do esporte fossem modernizadas e ficassem irreconhecíveis. Por outro lado, os planos do chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, de conquistar novos mercados no Oriente Médio e na Ásia levaram à construção de uma série de novas pistas que são repudiadas pelos fãs e comentaristas como produtos estéreis criados para as necessidades da televisão. Em contraste, Interlagos é cercado pela imensidão de São Paulo e não sofreu nenhuma reforma radical, o que ajudou a preservar o seu mistério.

Mas seus dias como pista ‘vintage’ acabaram: em outubro de 2013, o prefeito Fernando Haddad assinou um contrato com Ecclestone que assegura a continuidade da Fórmula 1 em São Paulo até 2020, desde que o autódromo seja atualizado de acordo com os padrões internacionais. O problema é que a partir de 2017, o Brasil corre o risco de sair do calendário da F-1. Porém, nada sobre isso é comfirmado pelo chefão da categoria e, este ano, a reforma do autódromo está em sua terceira fase. Entre as mudanças, a mais significativa foi na ampliação da área de paddock, melhorando ainda mais as condições de trabalho das equipes.

PROGRAME-SE
SEXTA-FEIRA 11/11
10h/11h30 F1 Treinos livres (1ª sessão)
14h/15h30 F1 Treinos livres (2ª sessão)

SÁBADO 12/11
11h/12h F1 Treinos livres (3ª sessão)
14h F1 Classificação

DOMINGO 13/11
14h 45º GP do Brasil de Fórmula 1

NÃO DEIXE DE LEVAR
FILTRO SOLAR
Proteja-se: a maioria dos assentos é descoberta.

PROTETOR AURICULAR
O barulho dos motores pode ser ensurdecedor de perto.

CAPA DE CHUVA
Os guarda-chuvas são proibidos no autódromo

COMO CHEGAR
DE TREM
Pegue a linha 9 da CPTM (Esmeralda) sentido Grajaú e desça na Estação Autódromo. São 600 metros até o local. Na dúvida sobre o caminho, é só seguir a multidão.

DE ÔNIBUS
A SPTrans ainda não disponibilizou os horários dos ônibus para o autódromo. Verifique no site oficial sptrans.com.br.

DE TÁXI
Informe o Autódromo de Interlagos como destino. Para voltar, haverá táxis na área.

DE CARRO
Siga as placas pela Avenida das Nações Unidas e pela Avenida Interlagos.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus