Trocando as bolas

Este ano, a sinuca brasileira adotou a ‘regra inglesa’ com 12 bolas

Divulgação
Mesas do Tati Snooker

“A sinuca se parece muito com a vida. É um jogo no qual as emoções interferem.” A afirmação não vem de um guru religioso ou de um mestre da autoajuda, por incrível que pareça, mas de Toquinho, ele mesmo, um dos garotos-propaganda da modalidade no Brasil. Ele nos deu boas dicas sobre o jogo em uma segunda-feira, durante uma sessão no Tati Snooker, localizado na Vila Nova Conceição.

“É possível notar que, quando a pessoa está calma, ela tem uma tacada melhor. É preciso controlar o peso da bola. A fúria não ajuda em nada. Bater com força é como uma explosão emocional. É como quando você tem uma briga com alguém e depois se arrepende. Então a sinuca tem a ver com calma, habilidade e experiência – exatamente o que uma pessoa precisa na vida para ter equilíbrio”, conclui ele, encaçapando uma bola preta.

Toquinho não é o único encantado pela baeta verde. A sinuca está em ascensão no Brasil. Primeiro campeonato profissional realizado na América do Sul, o Brazilian Masters reuniu em outubro passado, pela primeira vez no país, a elite do esporte. O melhor jogador brasileiro, Igor Figueiredo, ficou em sexto lugar, com a segunda melhor tacada do evento, cravando 114 pontos. “Igor nos colocou no cenário mundial”, diz seu colega Ronald Carneiro, que treina no Tati Snooker, com Figueiredo.

Vestido com uma camiseta mostrando a evolução humana, do homem das cavernas ao jogador de sinuca, Carneiro conta que dá suas tacadas desde que seu pai o introduziu no esporte mais prosaico do mundo. “Eu costumava jogar basquete”, diz, rindo. Mas espere um minuto: de que jogo estamos falando, afinal? No Brasil, a sinuca costuma ser jogada com sete bolas, diferentemente do que é conhecido como “regra inglesa”.

“Tudo mudou em 2011. Agora jogamos segundo as regras internacionais, com 12 bolas e em uma mesa de tamanho padrão”, diz Carneiro, que joga pelo Democrático do Ypiranga.
Toquinho não parece impressionado. “A regra inglesa é muito lenta, com muitas jogadas defensivas. A regra brasileira é mais dinâmica. Eu não tenho paciência, quero encaçapar logo!”

Depois do 12º Campeonato Brasileiro de Sinuca, o calendário se intensificou. Em janeiro, São Paulo receberá 150 dos melhores jogadores do país no campeonato da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar (11 5181-0636, fpsb.com.br).

O Tati, fundado há 40 anos, é o lugar preferido dos profissionais, mas há muitas opções para entusiastas como Toquinho. Lugares onde é possível ouvir a doce sinfonia das bolas se chocando e entrando na caçapa. Existe, afinal, alguma relação entre música e sinuca? “Claro. A música é totalmente matemática. Há uma estrutura na qual você pode improvisar, se inspirar. E isso aqui… bem, isso é pura geometria”, conclui Toquinho.


Tati Snooker Av. Santo Amaro, 1.308, V. Nova Conceição. 11 3044-5325 tatisnooker.com.br.
Pompeia Snooker Bar Av. Pompeia, 553, Pompeia, 11 3803-9072 snookerpompeia.com.br
Atlanta Snooker Bar R. Faustolo, 434, Lapa, 11 3871-1632. atlantasnookerbar.com.br
Big Small R. Artur Azevedo, 1.436, Pinheiros, 11 3085-3450

Escrito por Gibby Zobel
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.