Time Out São Paulo

O novo estádio do Corinthians

São Paulo está construindo um novo estádio para a abertura da Copa do Mundo de 2014

Depois de uma longa história cheia de 'vai-e-vens', São Paulo está construindo um novo estádio para sediar a abertura da Copa de 2014. Depois de vencer Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, São Paulo conquistou a honra de ser a sede do jogo inaugural da Copa de 2014, o que colocará a cidade sob os holofotes internacionais como nunca.
 
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, deverá controlar os gastos ele mesmo depois do anúncio do mês passado e de um longo e arrastado processo que vetou o estádio do São Paulo FC, o  Morumbi. Houve momentos em que parecia que a cidade perderia a oportunidade de vez. A escolha do estádio do Itaquera causa muita controvérsia política por causa dos gastos estimados em R$600 milhões decorrentes da construção do estádio de 65 000 lugares.
 
Com apenas 3 anos e meio até a estreia, a decisão foi tardia e, com a construção ainda por começar, a futura sede é um terreno baldio. Situado no bairro de Itaquera, na Zona Leste, o estádio será a nova casa do Corinthians, o time de futebol mais popular de São Paulo que passou anos alugando o Estádio Municipal - Pacaembu. Ninguém está mais feliz que a torcida organizada do time, a Gaviões da Fiel.
 
Os planos originais contavam com 48 000 lugares, mas foram expandidos para atender às regras da FIFA e ainda não se sabe quem vai arcar com os custos da obra faraônica. Já apelidado de Fielzão, o nome oficial do estádio será decidido por meio de um leilão multimilionário.
 
Desconsiderando o que acontece nos bastidores, a construção do Itaquerão marca uma nova era para o Corinthians e para São Paulo. Quando o Brasil se apresentar no dia 13 de junho de 2014, como país-sede, a capital paulista será mudada definitivamente. Nas palavras do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, "a maior festa do futebol e do esporte mundial está chegando na cidade".

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Carnaval de rua em SP

20 shows gratuitos no aniversário de SP

Novidades no Jamie´s Italian