Alair Gomes: Percursos

29 Set 2015- 4 Out 2015

Alair Gomes/Divulgação
Fotografia da série 'Beach Triptychs', de Alair Gomes

Este evento terminou

Organizada pelo pesquisador e curador de fotografia Eder Chiodetto, a mostra individual de Alair Gomes traz a público uma seleção de 293 ampliações de pequenos formatos das séries 'Sonatinas, Four Feet', 'Symphony of Erotic Icons', 'The Course of the Sun', 'Beach Triptychs', 'A New Sentimental Journey', além de uma séries inéditas de fotografias de atletas do surf, futebol, canoagem e natação no Rio de Janeiro e a série que realizou na Praça da República em 1969, no auge do movimento hippie na cidade de São Paulo.

Considerado um dos precursores da fotografia homoerótica no Brasil, Gomes era engenheiro de formação, porém notabilizou-se a partir dos anos 1960 pelas fotografias que enfocam o corpo do homem seguindo a tradição da história da arte, mais notadamente das esculturas greco-romanas.

Com forte acento voyeurista, muitas das fotografias realizadas entre 1960 e 1992 foram feitas a partir da janela e também no perímetro de seu apartamento na orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Desde então, sua produção vem sendo exibida em livros, revistas, galerias e museus. Sua última grande mostra foi realizada na 30ª Bienal de Arte de São Paulo, em 2012.

Serviço

Museu da Caixa Cultural


Endereço Praça da Sé, 111

Sé, São Paulo

Estações próximas Metrô Sé

Telefone (11) 3321 4400

Site de Museu da Caixa Cultural

Data 29 Set 2015- 4 Out 2015

Horário de abertura Ter. a dom., 9h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.