The Radio Dept.

Sex 6 Jul 2012

Divulgação
Suecos do Radio Dept tocam seu indie pop agridoce no Beco 203

Este evento terminou

O sistema de financiamento coletivo, chamado crowdfunding, faz todo o sentido como forma de viabilização do show do The Radio Dept., no dia 6 de julho, no Beco 203. Avessos ao mainstream, os suecos da banda de indie pop dificilmente poderiam mostrar a sua música na cidade de outra forma – ainda que o guitarrista e baixista Martin Carlberg nunca tivesse ouvido falar nisso antes. “Mas acho uma boa ideia tocar para quem quer muito nos ver”, diz.

A banda teve seu embrião em 1995, fruto da amizade entre os colegas de escola Johan Duncanson e Elin Almered, mas o projeto não vingou e só foi retomado em 2001, já sem Almered. Depois de idas e vindas de integrantes, restou um trio versátil que tem dois multi-instrumentistas: Carlberg e o vocalista Duncanson se revezam na guitarra e baixo, Tjäder Daniel toca teclados e uma bateria eletrônica completa a seção rítmica.

Surpreendentemente, as raízes noventistas são renegadas. Carlberg não quer nem ouvir falar de anos 1990 e muito menos que sua banda faça um som inspirado no estilo shoegaze, mesmo que no primeiro disco do Radio Dept., 'Lesser Matters', haja uma bela música chamada ‘1995’ – e que a relação com o My Bloody Valentine (MBV) e Jesus & Mary Chain (expoentes do estilo britânico de guitarras saturadas e vocais etéreos) seja declaradamente estreita. “Eles são incríveis, mas éramos muito novos para gostar de 'Loveless' [principal disco do MBV] na época. Não os vemos com muita frequência, mas quando isso acontece, tomamos alguns pints juntos”, conta.

Carlberg ratifica a atitude ‘não estou nem aí para o sucesso’ da banda que tem três discos de pegada bem pop no currículo. Principalmente depois de ter as músicas incluídas na trilha do filme Maria Antonieta, de Sofia Copolla. “Estávamos apavorados com a ideia do sucesso comercial. Por isso, não fizemos nada depois que o filme foi lançado. Não excurcionamos e nem gravamos nada por um tempo. Funcionou!”

O show no Beco 203 tem tudo para agradar aos fãs e à própria banda, que acha embaraçoso para ambas as partes tocar em grandes festivais. Tanto que, feliz com o local pequeno da apresentação, Carlberg promete: “Nós nunca fazemos shows muito longos. Não queremos entediar ninguém”.

Contudo, não se deixe levar pelo estilo azedo do sueco. O Radio Dept. segue uma longa tradição desse país escandinavo, a de grupos com uma pegada pop ensolarada, mas com a profundidade e sensibilidade que muitas vezes é injustamente dissociada do rótulo pop.

Escrito por Rafael Argemon

Serviço

Beco 203


Endereço Rua Augusta, 609

Consolação, São Paulo

Telefone 11 2339 0351

Preço R$ 90-R$ 110

Data Sex 6 Jul 2012

Horário de abertura 22h

Site de The Radio Dept.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.