Ziggy Marley

Dom 14 Abr 2013

O filho de Bob Marley traz seu reggae para São Paulo

Divulgação
O cantor já lançou quatro álbuns solo e ganhou cinco prêmios Grammy

Este evento terminou


Quando seu pai é um ícone da música, não deve ser fácil fazer seu próprio nome. Mas David “Ziggy” Marley diz que não sentiu essa pressão. Pelo contrário, ter sido criado em uma família musical o ajudou a se estabelecer como artista por seu próprio mérito. “Foi um processo de crescimento”, explica Ziggy ao telefone, de sua casa em Los Angeles. “Você começa jovem, imitando o que vê, e daí cresce tentando encontrar sua própria expressão. Hoje, tenho minha própria voz, mas ela não pode ser separada da de meu pai, pois a música é naturalmente uma parte do que nós [os Marley] fazemos.”

Há comparações inevitáveis. Você pode ouvir o sublime tom vocal de Bob Marley no ritmo marcado do mais recente single de Ziggy, ‘Forward to Love’ – a música em si espelha um sucesso do pai, ‘One Love/People Get Ready’. E o filho, assim como o pai, se aprofunda no processo de composição para encontrar uma mensagem que quer compartilhar. “Não sou muito ligado nas batidas. Sou mais ligado no lado espiritual da música”, conta ele. Você pode ouvir isso em seu álbum Wild and Free, de 2011 – uma coleção de características tradicionais do reggae com sobretons mântricos. Já a turnê que passa pelo Brasil é baseada no disco ao vivo In Concert e tem no setlist canções como ‘Can You Feel It”, ‘Drive’, ‘People Get Ready’ e ‘Tomorrow People’.

Filho mais velho de Bob, Ziggy teve o pai como professor de violão, guitarra e bateria e aos dez anos era presença constante nas gravações do The Wailers. Mas Ziggy estimula seus seis filhos a seguir essa tradição? “Se for o que quiserem fazer, e isso tiver um propósito, é claro”, afirma.

Ziggy acredita piamente que a música é crucial na educação de uma criança, não só de seus filhos. Ele apoia oficialmente a entidade Little Kids Rock há quatro anos. A organização restitui a educação musical em escolas carentes. “Isso é essencial na vida”, garante ele.

Em sua carreira, o cantor lançou quatro álbuns solo e ganhou impressionantes cinco Grammy – algo que o pai nunca recebeu, pois em sua época não havia a categoria reggae na premiação (embora tenha sido homenageado com um prêmio póstumo pelo conjunto da obra, em 2001). Mas a aclamação da indústria fonográfica não chega perto do que Ziggy considera seu maior triunfo. “É a liberdade que ganhei. Ninguém é meu dono, nem de minha música”, diz, com orgulho. “Foi isso que meu pai visionou para ele, e agora sou livre também. Essa é minha maior realização.”

Escrito por Stuart Holmes

Serviço

HSBC Brasil
Endereço R. Bragança Paulista, 1.281, Chácara Santo Antônio.

, São Paulo

Telefone 4003-1212

Preço de R$ 75 até R$ 300

Data Dom 14 Abr 2013

Horário de abertura 20h

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.