Time Out São Paulo

The Gift

Conversamos com Nuno Gonçalves, líder da banda pop portuguesa que retorna ao Brasil

Este evento terminou

The Gift

Preço de R$ 5 até R$ 20

Data 03 Mai 2013-04 Mai 2013

Horário de abertura 21h30

Sesc Pompeia
R. Clélia, 93, Pompéia

Telefone 3871-7700


Nem sempre o mundo pop foi capaz de criar histórias tão inspiradoras quanto a dos portugueses do The Gift, que voltam ao Brasil pela terceira vez, para shows no Sesc Pompeia. A banda indie foi criada em 1994 pelos amigos de infância Sónia Tavares (vocais), John (teclados e baixo), Nuno Gonçalves (teclados) e Miguel Ribeiro (guitarra e baixo).

Ao longo da carreira, o grupo lançou discos respeitados, sobretudo pela qualidade das canções de seu principal compositor, Nuno Gonçalves. A banda fez turnê com o Flaming Lips em 2005 e ganhou fãs pelo mundo, mas com alcance ainda reduzido em sua terra natal.

Foi em 2009, com o convite para um disco em homenagem a Amalia Rodrigues, a rainha do fado, que Sónia e Nuno se tornaram bem conhecidos do público português e iniciaram uma onda criativa que dura desde 2011, com os lançamentos de dois álbuns poderosos.

Explode (2011) veio primeiro, com canções arrebatadoras quase sempre ilustradas por clipes bem executados. “Desde 1999 trabalhamos o The Gift com edições muito cuidadas, que vendem, e sobrevivemos à grande queda das multinacionais. Hoje em dia quem sobrevive só pode ser considerado vitorioso”, disse Nuno Gonçalves à Time Out São Paulo.

São desse álbum, base de seus shows mais recentes, os arranjos orquestrados, com instrumentos de cordas e coral de ‘Made for You’, ‘RGB’ e ‘Aquatica’, — todas com letras em inglês — que lembram o trabalho da banda dinamarquesa Efterklang e dos canadenses do Arcade Fire e ainda de Rufus Wainwright. O disco traz também ‘The Single’, música de 12 minutos que discorre sobre a criação de um hit radiofônico. “Somos filhos da canção pop. Discípulos e estudiosos dos grandes refrões, e isso faz com que achemos que o mais importante é mesmo a emoção e o sentimento que colocamos em cada composição”.

Menos de um ano depois, a banda lançou Primavera (2012), com 12 canções gravadas ao longo de dez dias. Quem comparecer ao Sesc Pompeia pode esperar também pelo cover de ‘Índios’, do Legião Urbana, com o qual o The Gift ganhou o público no Rock in Rio 2011. Os shows serão provavelmente a última chance do público paulistano conferir o trabalho do grupo antes de sua participação no Rock in Rio 2013, quando sobe ao palco ao lado do Afroreggae (20/9).

Escrito por Márcio Cruz
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus