Time Out São Paulo

Jazz na Fábrica 2014

Este evento terminou

Jazz na Fábrica 2014

Preço de R$ 15 até R$ 50

Data 28 Ago 2014-31 Ago 2014

Rua Clélia, 93, Pompéia

Telefone 3871-7700

A programação do festival Jazz na Fábrica é, de longe, a melhor e mais abrangente já vista no evento desde sua primeira edição, em 2011. Entre os dias 6 e 31 de agosto passarão pelo Sesc Pompeia (www.sescsp.org.br) representantes das linhas mais tradicionais do gênero, do soul e R&B e da música mundial marcada pelo jazz, sobretudo a brasileira, além de uma amostra de experimentalismos e sons de vanguarda.

No festival, o público tem a chance de conferir de perto o trabalho de músicos como os pianistas Randy Weston (EUA) e Hiromi Uehara (JAP); o multi-instrumentista de Chicago, Anthony Braxton; o projeto de H.Prizm e Wadada Leo Smith (EUA); os noruegueses do Jaga Jazzist; o colombiano Antonio Arnedo; o trompetista norte-americano Nate Wooley, o camaronês Manu Dibango, o trombonista Fred Wesley (EUA) e o francês Stéphane Belmondo; além de artistas brasileiros como Felipe Salles, Jazz Brothers, Meretrio e Bocato.

Neste ano, o festival busca explorar os limites da cena contemporânea, avançando em suas fronteiras, menos no sentido geográfico do que na edição passada, em 2013, e mais no âmbito estético. Para tanto, o desenho da programação prevê quatro diferentes eixos e consequentemente artistas que se identificam ou perpassam essas linguagens: o jazz Clássico, os Hibridismos populares (soul, fusion, R&B, rock, funk, hip hop), os Experimentalismos (free jazz, vanguardas e improvisação livre) e as Etnicidades (aproximação com as tradições étnicas).

Na vertente clássica estão escalados a jovem pianista japonesa Hiromi Uehara (dias 16 e 17 de agosto), que já dividiu palco com Chick Corea e Stanley Clarke; os Jazz Brothers em apresentação especial com a cantora Sara Chrétien (dia 28); o trompetista francês Stéphane Belmondo (dia 15), que tem em seu currículo colaboração com Milton Nascimento e Harold López-Nussa (dias 30 e 31), cuja maneira de tocar piano traz uma abordagem tipicamente cubana para o jazz tradicional. Nessa seleção também estão os brasileiros Felipe Salles (dia 23), Meretrio (dia 22) e o trombonista Bocato (dia 29).

Representando o viés étnico estão o veterano pianista Randy Weston acompanhado de seu African Rhythms Septet (dias 6, 7 e 8) e o camaronês Manu Dibango (dias 30 e 31), cujas facetas jazzísticas evocam a música do continente negro. Ainda nesta perspectiva, o músico colombiano Antonio Arnedo (dias 9 e 10) une ao jazz, sonoridades tradicionais de sua terra natal, música erudita e rock; numa fusão que se conecta com o eixo seguinte.

O jazz em aproximação com elementos do rock, do soul, da música latina e do funk é o que propõe o eixo dos hibridismos. Na programação, dois representantes da florescente cena nórdica: o finlandês Timo Lassy (dia 22) e a banda norueguesa Jaga Jazzist (dias 9 e 10); além do trombonista Fred Wesley, cujo balanço do funk é base para construções instrumentais. Entre o híbrido e o experimental está a apresentação de HPrizm (conhecido como High Priest, fundador do grupo de hip hop Anti Pop Consortium) acompanhado do veterano trompetista Wadada Leo Smith e do contrabaixista Henry Grimes (dias 9 e 10).

O nicho mais experimental, por sua vez, conta com o multinstrumentista Anthony Braxton (7 e 8), acompanhado de seu quarteto e o músico e com o pesquisador brasileiro Itiberê Zwarg (29). Completa a seleção a série “Improdutos” com Trio Koch + Rohrer + Gianfratti (14), Flac + Luiz Galvão + Marcelo Coelho (15), Rumores (21) e Nate Wooley Quintet (28), dedicada ao improviso livre. Neste terreno, músicos levam a performance instrumental ao limite e empurram as fronteiras para além das sonoridades familiares.

As entradas estão disponíveis para venda em todas as unidades do Sesc. Cada pessoa pode comprar no máximo dois ingressos. Os preços variam de acordo com cada show. Veja a programação completa no site sescsp.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus