Jorge & Mateus

20 Dez 2013-22 Dez 2013

Divulgação
A dupla sertaneja Jorge e Mateus

Este evento terminou

Eles podem até parecer uma dupla qualquer, mas Jorge & Mateus são dois goianos ultraconhecidos, ganhadores de disco de platina, que vêm a São Paulo para três shows, onde vão mostrar sua própria receita musical do estilo mais popular do país, o sertanejo.

Vale lembrar que embora em sua gênese, na década de 1920, o gênero estivesse fincado na vida rural e letras bucólicas, o sertanejo foi influenciado por outros estilos importados, como a polca paraguaia, os mariachi mexicanos e o country americano – o que nos deixou com duas vertentes: o sertanejo universitário, versão mais pop que arrebanhou estudantes com seus movimentos coreografados e temas festivos (basta lembrar do sucesso de Michel Teló em 2011 com ‘Ai Se Eu Te Pego’); e o estilo tocado por Jorge & Mateus.

O som da dupla não é simples ou retrô de modo óbvio (o vocalista e o guitarrista que também canta apresentam uma produção pura, por assim dizer, e consistente, com uma banda completa de apoio) – sua abordagem permanece próxima das raízes sertanejas.

Mas apesar do desdém dos intelectuais que gostam de MPB e dos fãs convencidos de indie rock, uma dupla como Jorge & Mateus tem o tipo de honestidade que os coloca longe do que poderia ser chamado de pretensioso – eles não soam tão forçados quanto alguns cantores brasileiros recém-descobertos ou bandas tidas como hype que extrapolam nos sintetizadores.

Uma excentricidade anacrônica que vale ser citada nesta era em que softwares imitam equipamentos analógicos é que, dos cinco álbuns da dupla que renderam discos de ouro ou platina, quatro foram gravados ao vivo. Os gritos estridentes da multidão que canta junto, combinados às linhas de acordeão, aos sons de guitarra sem afetação (há mais um guitarrista na banda de apoio) e às batidas aceleradas da bateria tornam claro o sentimento comunitário de tempos mais simples entre o público. Os arranjos previsíveis e as letras românticas da dupla não caem no gosto de todo mundo, mas como eles são campeões de venda, sua simplicidade pode valer a pena para os não-iniciados no estilo.

Escrito por CM Gorey

Serviço

Credicard Hall


Endereço Av. das Nações Unidas, 17.955

Santo Amaro, São Paulo

Preço de R$ 50 até R$ 300

Data 20 Dez 2013-22 Dez 2013

Horário de abertura 20 e 21/12, 22h30; 22/12, 21h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.