O Itaú Cultural recebe o público para a gravação da 16ª edição do programa 'Mergulho no Escuro', comandado pelo musicólogo Zuza Homem de Mello. O evento, realizado na Sala Vermelha do instituto, convida a fazer uma viagem pela história da música brasileira, por meio de CDs e LPs levados pela própria plateia. Como em um grande desafio, o apresentador os seleciona aleatoriamente para serem tocados e comentados, ao vivo.
'Mergulho no Escuro' foi lançado wm 2013 e, desde maio de 2014 passou a ter 1h30 de duração, dividida em dois programas no mesmo dia, sem intervalo. A primeira parte, além de gravada, é transmitida ao vivo em itaucultural.org.br, onde permanece para posterior consulta. A gravação da segunda parte, na sequência, é disponibilizada no mesmo site após 15 dias.
Para Zuza, 'Mergulho no Escuro' remete aos velhos programas de rádio com auditório. “O formato permite uma interação privilegiada para quem estiver presente ali, como acontecia antigamente, quando o rádio era o veículo de comunicação mais importante em qualquer lugar”, afirma.