Philharmonia Orchestra e Nelson Freire

15 Set 2014-16 Set 2014

Divulgação
Nelson Freire
O pianista brasileiro Nelson Freire

Este evento terminou

Sediada no Royal Festival Hall, em Londres, e considerada uma das mais importantes orquestras do mundo, a Philharmonia Orchestra retorna ao Brasil em apresentações que fazem parte da temporada 2014 do Mozarteum Brasileiro. Os concertos na Sala São Paulo contam com a regência do maestro e pianista russo Vladimir Ashkenazy e com um convidado ilustre: o pianista brasileiro Nelson Freire, que comemora 65 anos de carreira.

"Para mim é uma grande honra ser maestro laureado de uma das melhores orquestras do mundo e reger músicos tão talentosos", afirma Ashkenazy. Ele já foi diretor musical da Royal Philharmonic Orchestra Inglaterra), da Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim e da NHK Symphony Orchestra (Japão), além de maestro principal e consultor artístico da Sydney Symphony Orchestra (Austrália).

Nelson Freire é certamente um dos maiores nomes brasileiros do cenário erudito. O jornal The Washington Post destacou que o pianista "joga com uma espécie de sensibilidade aliada à leveza e nuances que não se encaixam no estereótipo de um estrondoso virtuoso".  

No repertório da Philharmonia, o Concerto Nº 5 para piano de Beethoven, 'O Imperador', famoso por seu fascinante movimento lento e a majestade imperial de seus três acordes de abertura. A Quinta Sinfonia de Sibelious, a Sinfonia Nº 5 em mi menor de Tchaikovsky, com um caráter sombrio no primeiro movimento, mas que, gradualmente, se transforma em uma marcha triunfal que domina o movimento final.

Destaque também para a peça 'The Lark Ascending', de Williams, que demonstra uma expressão romântica e contém uma cadência eloquente que sugere melancolicamente a beleza da natureza. A peça traz o solo da jovem violinista Esther Yoo, que chamou atenção da crítica internacional em 2010, com apenas 16 anos, ao ser a mais jovem
vencedora do Concurso de Violino Sibelius 10 International, que ocorreu em Helsinki, na Finlândia. 

A Philharmonia Orchestra esteve no Brasil pela primeira vez em 1963 em concertos memoráveis, com regência de Sir John Barbirolli. Desde sua fundação, nomes como Wilhelm Furtwängler, Richard Strauss, Arturo Toscanini, Guido Cantelli, Carlo Maria Giulini e o icônico Herbert von Karajan estiveram envolvidos com o grupo. Oficialmente
seus maestros principais foram Otto Klemperer, Riccardo Muti, Giuseppe Sinopoli e Christoph von Dohnányi, que mantém o título vitalício de maestro honorário. Atualmente Esa-Pekka Salonen é o maestro principal e Ashkenazy, o maestro laureado, que agora retorna ao Brasil com mais este espetáculo acompanhado de cerca de 80 músicos.

Serviço

Sala São Paulo


Endereço Praça Júlio Prestes, 16

Luz, São Paulo

Telefone (11) 3367 9500

Site de Sala São Paulo

Preço de R$ 140 até R$ 390

Data 15 Set 2014-16 Set 2014

Horário de abertura 21h.

Buy tickets for Philharmonia Orchestra e Nelson Freire

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.