Time Out São Paulo

Festival Sesc de Música de Câmara

Este evento terminou

Festival Sesc de Música de Câmara

Preço Preços variados. Consultar programação.

Data 26 Nov 2014-07 Dez 2014

Horário de abertura Horários variados. Consultar programação.

Buy tickets for Festival Sesc de Música de Câmara

O evento traz ao Brasil 44 concertos em 10 unidades do Sesc, tanto da capital quanto do interior e litoral. Serão 12 grupos a se apresentarem em 12 dias de programação, além de quatro workshops para músicos brasileiros.

Entre os grupos/artistas brasileiros convidados para o festival, estão: Cristian Budu (Brasil/Romênia), Cristina Ortiz (Brasil/Inglaterra), Toninho Ferraguti & Quinteto de Cordas (SP/Brasil), Os Músicos de Capella & Luís Otávio Santos (MG/Brasil), Quarteto Carlos Gomes (SP/Brasil) e Brasil Guitar Duo (Brasil/SP). Da Polônia, vem os conjuntos Lutoslawski Quartet, Songs of The Goat Theatre e Karbido; dos EUA, Kronos Quartet e Anonymous 4; e da Holanda, Calefax Reed Quintet, com dois programas, um voltado ao público adulto e outro ao infantil.

 A escolha dos grupos foi feita levando em conta o que de melhor se faz no Brasil e no exterior. Anonymous 4, um grupo vocal feminino cujo repertório está entre os anos 1000 e os séculos 12 e 14. O Kronos Quartet apresenta a música exercida em sua função mais importante, a criação, pois o grupo é catalizador de composições escritas especialmente para ele.

Em outros casos, o novo não está no repertório dos programas, mas na forma em que o músico se relaciona com as peças, como com os pianistas Cristian Budu ou a renomada Cristina Ortiz, que criou um programa que mistura compositores pouco conhecidos, como York Bowen, com Schubert e Brahms. Há espaço para a inovação, como no caso da performance do grupo Karbido, que arranca sons de uma mesa ou do Song of The Goat Theatre. O “pequeno” - como a música de câmara é conhecida na grande maioria das vezes - é dotado de uma força de expressão contemporânea que os grandes grupos perderam. Se a ideia de um quarteto de cordas parece restrita a um grupo pequeno de apreciadores, o festival traz conjuntos que rompem fronteiras, articulando com a democracia sonora, palavra de ordem da instituição.

As unidades do Sesc que recebem o evento são: Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pinheiros, Vila Mariana, Araraquara, Santo André, São Carlos, Santos e Sorocaba. Confira a programação completa do festival no site escsp.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus