Time Out São Paulo

74 Rotações

Este evento terminou

74 Rotações

Preço de R$ 12 até R$ 40

Data 18 Dez 2014-21 Dez 2014

Horário de abertura Qui. a sáb., 21h; dom., 18h.

Buy tickets for 74 Rotações

Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana

Telefone 2971-8700

Pelo pelo terceiro ano consecutivo, o Sesc Santana apresenta o projeto Rotações, uma série de shows com releituras de artistas comtemporâneos para discos clássicos lançados há 40 anos. Em 2014, os shows acontecem entre 18 e 21 de dezembro. Na quinta (18/12), o cantor Emicida interpret a o álbum Cartola; sexta (19/12), Luciana Alves e Marco Pereira Trio interpretam Elis & Tom; no sábado (20/12), o disco Lóki?, de Arnaldo Baptista, fica a cargo do trio O Terno; e no domingo (21/12), a banda Los Sebosos Postizos dá sua cara ao disco de Jorge Ben Tábua de Esmeralda.

Em 2014, a curadoria do projeto decidiu focar em quatro discos que traçam um panorama da música brasileira de 1974: um marco do samba (Cartola), uma obra consagrada com canções e arranjos da bossa nova (Elis & Tom), um clássico do rock pós-tropicalista (Lóki?) e uma combinação entre balanço, alquimia e psicodelica (Tábua de Esmeralda).

Emicida foi escolhido para interpretar Cartola para realçar as afinidades do samba com o rap. O cantor, após o lançamento de seu disco O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui em 2013, se consolidou como um dos maiores talentos da atual geração do rap brasileio. "É sempre um desafio aceitar mexer em um clássico, uma obra que foi composta e interpretada por um verdadeiro gênio da música", diz o rapper. "Depois de iniciar os estudos para esse projeto, me dei conta do quão gigante é nosso mestre, mais ainda do que eu pensava que fosse. Emoção e gratidão definem bem o que sinto".

Um dos discos brasileiros mais consagrados mundo afora, Elis & Tom traz arranjos da bossa nova e interpretações conhecidas pelo público. Luciana Alves (reconhecida como uma das vozes mais promissoras da MPB), ao lado de Marco Pereira Trio (referência na música instrumental brasileira formado pelo violão de Marco Pereira, o contrabaixo de Guto Wirtti e o acordeão de Bebê Kramer), vai transformar este clássico com seu timbre - e sem a voz masculina e o piano, tão marcantes no disco. "A ideia de cantar qualquer coisa muito emblemática na voz de Elis já traz uma enorme responsabilidade. Minha primeira providência foi pensar numa outra sonoridade, nada a ver com o disco, respeitando a criação sem a pretensão de copiar", relata a intérprete.

O Terno é um trio - formado por Tim Bernardes (voz e guitarra), Guilherme D'Almeida (baixo) e Victor Chaves (bateria) que transita pelo rock e pelo universo da música brasileira com originalidade. Com dois discos lançados, o grupo reconhece que tem laços afetivos com Lóki?, de Arnaldo Baptista. "Os Mutantes é provavelmente a banda que a gente mais gosta no mundo e conhecer o 'Lóki?' na adolescência, depois de destrinchar a discografia e conhecer toda história da banda, foi uma experiência muito emocionante. É um disco delicado e denso mas com a virilidade do Rock'n'Roll, das obras-primas da nossa música", resume o vocalista Tim.

Considerado o disco mais criativo da carreira de Jorge Ben, A Tábua da Esmeralda possui arranjos experimentais e doses de psicodelia nas letras inspiradas em alquimia e será interpretado pela banda Los Sebosos Postizos. Com quatro integrantes da Nação Zumbi (o vocalista Jorge Du Peixe, o guitarrista Lúcio Maia, o baterista Pupillo e o baixista Dengue), os Sebosos tem um disco gravado só com músicas de Ben. "É difícil dizer o que mais me atrai nesse disco, mas é o todo: os arranjos, as cordas, uma psicodelia brasileiríssima. A gente foi seduzido por esse disco de primeira. Eu acho que é meu disco preferido do Jorge Ben por conta da música 'Errare Humanum Est', uma das melhores dele", explica o vocalista Jorge Du Peixe.

Veja a programação completa do projeto 74 Rotações

Quinta, 18 de dezembro, 21h
Emicida interpreta Cartola
O primeiro disco gravado por Cartola, quando este tinha 65 anos, foi produzido por João Carlos Bozelli e lançado pelo selo Marcus Pereira. No LP, constam alguns de seus maiores sucessos como 'Tive Sim' e 'Alvorada'.

Sexta, 19 de dezembro, 21h
Luciana Alves e Marco Pereira Trio interpretam Elis & Tom
Lançado pela gravadora PolyGram, o disco é o encontro dos maiores nomes da MPB da época e conta com sucessos como 'Águas de Março' e 'Corcovado'.

Sábado, 20 de dezembro, 21h
O Terno interpreta Lóki?
O disco é o primeiro álbum solo do cantor após o fim da banda Os Mutantes. Lançado pela gravadora PolyGram, o disco expressa a angústia de Arnaldo perante a sociedade pós-contemporânea.

Domingo, 21 de dezembro, 18h
Los Sebosos Postizos interpretam Tábua de Esmeralda
Lançado pela Philips, o álbum, é considerado o principal da carreira de Jorge Ben e tem na alquimia o seu tema principal, além de arranjos experimentais psicodélicos.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus