OSESP MASP 2015

Ter 24 Nov 2015

Divulgação
‘Quatro Bailarinas em Cena’
‘Quatro Bailarinas em Cena’ de Edgar Degas, que inspira o concerto Impressionismo e Expressionismo

Este evento terminou

A Orquestra Osesp e o Masp formam uma parceria inédita para aproximar a música clássica e as artes plásticas com uma série de nove programas, realizados ao longo de todo o ano de 2015 no Grande Auditório do MASP, criando conexões entre composições clássicas consagradas e obras de arte do acervo do museu.

As apresentações acontecem sempre às terças-feiras, às 19h30, e serão introduzidas por Leandro Oliveira e Eugênia Gorini Esmeraldo. Maestro, pianista e professor da Osesp, desde 2007 Leandro Oliveira é o palestrante anfitrião do projeto 'Falando de Música', em que caracteriza, antes de cada concerto, a peça e o compositor a ser executado. Eugênia Esmeraldo é historiadora de arte e museóloga do Masp há mais de 30 nos, o que a torna uma profunda conhecedora do acervo do museu.

Em sua coleção, o Masp possui mais de 500 anos de história da arte, despertando inúmeras possibilidades de conexões com a música clássica. Por exemplo, as peças religiosas de Bach e Rheinberger dialogam com a pintura renascentista 'São Jerônimo Penitente no Deserto', de Andrea Mantegna; o classicismo de Mozart, com a tela 'Angélica Acorrentada', do francês Jean-Auguste-Dominique Ingres; e o impressionismo de Ravel relaciona-se com o de Edgar Degas, em 'Quatro Bailarinas em Cena'. Assim, algumas noites serão dedicadas a movimentos artísticos históricos, como o Romantismo, o Impressionismo e o Classicismo; outras, a temas mais amplos, como a religiosidade, a dança e a guerra. O repertório variado inclui ainda compositores atuantes no século 20, como Schoenberg e Stravinsky.

O primeiro espetáculo, no dia 10 de março, é dedicado ao Romantismo. O coro da Osesp apresentará programa com composições do alemão Robert Schumann, e, na sequência, Eugênia Gorini e Leandro Oliveira apresentarão detalhes da importante pintura de Eugène Delacroix, 'O Verão – Diana Surpreendida por Acteão (As Quatro Estações de Hartmann)', e suas conexões com as composições de Schumann.

A Osesp levará ao Masp recitais de seu coro e quatro formações de câmara da orquestra: Solistas, Quinteto de Sopros, Orquestra de Câmara e Quarteto da Osesp.

Confira a programação completa:

10/03 — Romantismo: Coro da Osesp apresenta Schumann e Edler-Copes. A obra escolhida é ‘O Verão – Diana Surpreendida por Acteão (As Quatro Estações de Hartmann)’ de Eugène Delacroix.

31/03 – Romantismo: Solistas da Osesp apresentam Mendelsshon e Copland. A obra escolhida é ‘O Verão – Diana Surpreendida por Acteão (As Quatro Estações de Hartmann)’ de Eugène Delacroix.

14/04 – O Brasil e o Clássico: Osquestra de Câmara da Osesp apresenta Mozart, Mignone, Haydn. A obra é ‘Paz e Concórdia’ de Pedro Américo.

12/05 – Guerra: Solsitas da Osesp apresentam Messiaen. A obra é ‘Interior de Indigentes’ de Lasar Segall.

30/06 – Modernidade no Brasil: Quinteto de Sopros da Osesp apresenta Nielsen, Blauth e Carrilho. A obra apresentada é ‘Cinco Moças de Guaratinguetá ‘ de Emiliano Di Cavalcanti.

18/08 – Religioso: Coro da Osesp apresenta Bach, Rheinberger e Pärt. A obra é ‘São Jerônimo Penitente no Deserto’ de Andrea Mantegna.

22/09 – Impressionismo e Expressionismo: Quarteto da Osesp apresenta Ravel e Schoenberg. A obra escolhida é ‘Quatro Bailarinas em Cena’ de Edgar Degas.

27/10 – Elogio à dança: Orquestra de Câmara da Osesp apresenta Mendelssohn e Stravinsky. A obra é ‘Himeneu Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo’ de Nicolas Poussin.

24/11 – Classicismo: Solistas da Osesp apresentam Bach, Mozart e Mendelssohn. A obra escolhida é ‘Angélica Acorrentada’ de Jean-Auguste-Dominique Ingres.

Serviço

Masp


Endereço Av. Paulista, 1578

Bela Vista, São Paulo

Estações próximas 2, Trianon-MASP

Telefone (11) 3251-5644

Site de Masp

Preço R$100. Assinatura para todos os concertos, R$ 900.

Data Ter 24 Nov 2015

Horário de abertura 19h30.

Buy tickets for OSESP MASP 2015

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.