Time Out São Paulo

Chorakademie Lübeck

Este evento terminou

Chorakademie Lübeck

Preço de R$ 120 até R$ 350

Data 23 Jun 2015-24 Jun 2015

Horário de abertura 21h.

Buy tickets for Chorakademie Lübeck

Praça Júlio Prestes, 16, Luz

Telefone (11) 3367 9500

O expert alemão em música coral Rolf Beck, que há mais de 40 anos vem lançando bem-sucedidas formações do gênero, apresenta pela primeira vez no Brasil seu projeto de maior sucesso: a Chorakademie Lübeck, que inclui vários brasileiros entre os cerca de 60 cantores que virão ao país.

No repertório, além da grandiosa 'Carmina Burana para Dois Pianos e Percussão', de Carl Orff (1895-1982), estão 'Canções Ciganas para Coro e Piano e Quatro Quartetos para Coro e Piano', ambas de Johannes Brahms (1833 -1897); 'Ständchen para Solo, Coro Masculino e Piano', de Franz Schubert (1797 -1828); 'Vida Cigana para Solistas, Coro e Piano', de Robert Schumann (1810-1856).

Carmina Burana estreou em Frankfurt em 1938. Segundo o jornal britânico The Telegraph, é a peça clássica mais ouvida no mundo desde que foi gravada. Foi e continua sendo usada em centenas de filmes, comerciais, programas de TV e eventos dos mais diversos. Já faz parte do inconsciente coletivo de tão famoso que é seu primeiro e último movimento, Fortuna Imperatrix Mundi, mesmo para quem não o identifica pelo título. Sua letra é primariamente em latim medieval, adaptada de manuscritos dos séculos XII e XIII.

As Canções Ciganas, de Brahms, se revelam divertidas e dinâmicas ao utilizar textos do folclore húngaro em alemão, e os Quatro Quartetos são mais coesos do que as obras anteriores do compositor, baseadas em diálogos. Em Ständchen, “o cantor exorta sua amada a fazê-lo feliz”, segundo anotações no próprio manuscrito de Schubert. E com o tema recorrente, Vida Cigana, de Schumann, musicaliza os poemas de Geibel com uma descrição colorida de um acampamento cigano.

A qualidade dessas obras facilmente explica as escolhas do regente Rolf Beck, que se apresentou no Brasil em 2012, quando foi convidado para reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo & Bolsistas do Mozarteum Brasileiro. Seu vasto catálogo inclui gravações da própria Carmina Burana, além de Ein Deutsches Requiem, a mais longa obra de Brahms.

As apresentações de Carmina Burana na Temporada 2015 do Mozarteum terão um destaque especial: a soprano brasileira Lilian Giovanini. Ela e outros brasileiros integram a Chorakademie Lübeck, que reúne cantores de várias nacionalidades. Os concertos contam ainda com a participação de dois pianistas e de um grupo de percussão convidado: o Percussivo USP, dirigido em São Paulo pelo maestro Ricardo Bologna. O barítono eslovaco Peter Mazalan e o tenor armênio Berj Karazian também são destaques das apresentações da Chorakademie Lübeck em São Paulo.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus