Chorakademie Lübeck

23 Jun 2015-24 Jun 2015

Divulgação

Este evento terminou

O expert alemão em música coral Rolf Beck, que há mais de 40 anos vem lançando bem-sucedidas formações do gênero, apresenta pela primeira vez no Brasil seu projeto de maior sucesso: a Chorakademie Lübeck, que inclui vários brasileiros entre os cerca de 60 cantores que virão ao país.

No repertório, além da grandiosa 'Carmina Burana para Dois Pianos e Percussão', de Carl Orff (1895-1982), estão 'Canções Ciganas para Coro e Piano e Quatro Quartetos para Coro e Piano', ambas de Johannes Brahms (1833 -1897); 'Ständchen para Solo, Coro Masculino e Piano', de Franz Schubert (1797 -1828); 'Vida Cigana para Solistas, Coro e Piano', de Robert Schumann (1810-1856).

Carmina Burana estreou em Frankfurt em 1938. Segundo o jornal britânico The Telegraph, é a peça clássica mais ouvida no mundo desde que foi gravada. Foi e continua sendo usada em centenas de filmes, comerciais, programas de TV e eventos dos mais diversos. Já faz parte do inconsciente coletivo de tão famoso que é seu primeiro e último movimento, Fortuna Imperatrix Mundi, mesmo para quem não o identifica pelo título. Sua letra é primariamente em latim medieval, adaptada de manuscritos dos séculos XII e XIII.

As Canções Ciganas, de Brahms, se revelam divertidas e dinâmicas ao utilizar textos do folclore húngaro em alemão, e os Quatro Quartetos são mais coesos do que as obras anteriores do compositor, baseadas em diálogos. Em Ständchen, “o cantor exorta sua amada a fazê-lo feliz”, segundo anotações no próprio manuscrito de Schubert. E com o tema recorrente, Vida Cigana, de Schumann, musicaliza os poemas de Geibel com uma descrição colorida de um acampamento cigano.

A qualidade dessas obras facilmente explica as escolhas do regente Rolf Beck, que se apresentou no Brasil em 2012, quando foi convidado para reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo & Bolsistas do Mozarteum Brasileiro. Seu vasto catálogo inclui gravações da própria Carmina Burana, além de Ein Deutsches Requiem, a mais longa obra de Brahms.

As apresentações de Carmina Burana na Temporada 2015 do Mozarteum terão um destaque especial: a soprano brasileira Lilian Giovanini. Ela e outros brasileiros integram a Chorakademie Lübeck, que reúne cantores de várias nacionalidades. Os concertos contam ainda com a participação de dois pianistas e de um grupo de percussão convidado: o Percussivo USP, dirigido em São Paulo pelo maestro Ricardo Bologna. O barítono eslovaco Peter Mazalan e o tenor armênio Berj Karazian também são destaques das apresentações da Chorakademie Lübeck em São Paulo.

Serviço

Sala São Paulo


Endereço Praça Júlio Prestes, 16

Luz, São Paulo

Telefone (11) 3367 9500

Site de Sala São Paulo

Preço de R$ 120 até R$ 350

Data 23 Jun 2015-24 Jun 2015

Horário de abertura 21h.

Buy tickets for Chorakademie Lübeck

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.