FIME: Festival Internacional de Música Experimental

21 Jul 2015-31 Jul 2015

Divulgação
O Duo Nunzio-Porres

Este evento terminou

A primeira edição do festival, que acontce entre 21 e 31 de julho em locais como Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural São Paulo, Sala Olido e Sesc Consolação, tem como tema a ideia de ruído, tão recorrente na música experimental e contemporânea ao longo do último século (desde a 'Arte dos Ruídos', do futurista Luigi Russolo, de 1912), sem nunca esquecer o um potencial contestador na programação.

O processo de curadoria e seleção das propostas, feito por Lílian Campesato, Mário Del Nunzio e Yuri Bruscky, teve como intento estimular a diversidade, tanto de orientação artística e estética, quanto de meios e de proveniência dos participantes. Deste modo, a programação inclui desde um duo de violão tocando peças do repertório da música de concerto das últimas décadas até propostas de criação em tempo real com computador e instrumentos eletrônicos, desde solos até grupos com mais de 10 integrantes.

No dia 21 de julho Vanessa De Michelis & Jiulian Gonçalves apresentarão a obra 'A Tensão'; em seguida o duo formado por Daniel Löwenbück (Alemanha) & Marcellvs L. (Brasil) apresentarão 'Stallgewitter'. Ambas as apresentações ocorrerão a partir das 20h no Sesc Consolação. No dia 22 de julho, também às 20h no Sesc Consolação teremos apresentações dos trabalhos dos curadores do Festival. Nesta noite se apresentarão o duo Lílian Campesato & Fernando Iazzetta, o Duo Nunzio-Porres e Yuri Bruscky, em uma apresentação solo.

No dia 23, na Funarte, às 20h se apresentam o duo Manu Falleiros & Alexandre Fenerich com a obra 'Suíte Aquática', e a obra '33 blast blast beat beat', de Gustavo Torres, para dois bateristas e recursos eletrônicos. No dia 24, às 14h ocorrerá uma palestra com os curadores do Festival, seguida por mesa-redonda, no MAC-USP. No mesmo dia, na Sala Olido, às 19h, é a vez da apresentação de Phil Maguire (Reino Unido) com a obra 'This This', e da argentina Alma Laprida, apresentando 'Música Magnética'.

Dia 25, às 16 no Sesc Consolação ocorrerá uma oficina/conversa com Marcellvs L. sobre a obra 'Slow Ontology'. No dia 27, às 20h o Sesc Consolação receberá uma mesa redonda com participantes do FIME. O tema da mesa será 'Música/Ruído'. Nos dias 28 e 29, ambos os dias às 20h, a programação do festival chega ao Centro Cultural São Paulo, que contará com apresentações de Mike Vernusky (EUA), Oh Mensch (Bélgica/Brasil), Marc Vilanova (Espanha) e J.-P. Caron (Brasil).

Dia 30, às 20h na Funarte ocorrerão apresentações de Ana María Romano (Colômbia) e de God Pussy (Brasil). E para fechar o Festival, no dia 31 às 20h no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade se apresentarão Cecilia Quinteros (Argentina) e Dror Feiler (Suécia).

Confira mais informações sobre o festival, artistas e a programação completa no site fime.art.br.

Serviço

Data 21 Jul 2015-31 Jul 2015

Horário de abertura Confira os horários das atrações na programação.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.