Time Out São Paulo

Quarteto Romanov

Este evento terminou

Quarteto Romanov

Data Sáb 09 Set

Horário de abertura 18h30.

Rua Pelotas, 141, Vila Mariana

Telefone 5080-3000

O Quarteto Romanov apresenta um programa em homenagem aos 100 anos da Revolução Russa, evento que causou enormes reverberações em todo o mundo, mudando profundamente as relações políticas, sociais e culturais do século XX.

No âmbito musical, a influência soviética trouxe de volta referências tradicionais nacionalistas, em contraposição ao modernismo vigente na música europeia do período, muito influenciada por compositores russos mais progressistas, exilados. Neste programa, o grupo apresenta dois grandes nomes da música russa feita dentro do Estado soviético: Miaskovski e Glazunov.

O primeiro é conhecido como o "Pai da Sinfonia Soviética" e foi soldado na época da Primeira Guerra Mundial. Serviu o Exército Vermelho imediatamente após a revolução, entre 1917 e 1921. Compositor envolvido em todo o contexto revolucionário, fundamental na definição do que seria a música soviética na primeira metade do século 20.

Glazunov foi diretor do conservatório de São Petersburgo. Seu estilo composicional nacionalista era muitas vezes visto como retrógrado por jovens compositores, como Prokofiev e Shostakovich, mas sempre foi reconhecido como um compositor de grande reputação e que foi fundamental como figura estabilizadora num período de transição e incertezas.

O quarteto de cordas Romanov, formado pelos violinistas Alexey Chashnikov, Tatiana Vinogradova, o violista Simeon Grinberg e o violoncelista Rodrigo Andrade Silveira, atento à tradição das cordas russas, vem reativar o antigo trabalho de música de câmara. Seus integrantes, além de pertencer à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e de se voltarem para formação de novos talentos brasileiros, têm experiência como cameristas com repertório bem abrangente.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus