Time Out São Paulo

BMW Jazz Festival

Diferentes gerações sopram o estilo na segunda edição do festival. Conheça as atrações

 A improvisação vai estar bem representada em São Paulo durante o mês de junho, com diferentes notas, gerações, subgêneros e preços. A segunda edição do BMW Jazz Festival reúne a nata do gênero em dose dupla: de 8 a 10 de junho na Via Funchal, e com show gratuito de duas atrações no Parque do Ibirapuera (dia10/6).

O menu de nove grupos continua apetitoso – e imperdível para fãs do fusion. Os papas do estilo vêm aí: o pianista Chick Corea, o baixista Stanley Clarke e o baterista Lenny White reeditam o grupo Return to Forever em formação compacta (e olímpica, diga-se). Depois de suas experiências de fusion elétrico com Miles Davis, Corea decidiu unir a vocação jazzística com vocais na banda que criou em 1972. Convidou White – que também emprestou a versatilidade de suas baquetas ao antológico álbum Bitches Brew – mais o casal brasileiro Flora Purim (nos vocais) e Airto Moreira (na percussão), Clarke e o saxofonista e flautista Joe Farrell, numa fórmula que destacava o toque delicioso de Corea no Fender Rhodes e o tempero vocal da brasileira.

Mas biscoitos finos da nova cena jazzística também serão servidos. O quinteto do promissor trompetista americano Ambrose Akinmusire (dia 8/6) é um exemplo. Por outro lado, também haverá espaço para shows como o do acordeonista brasileiro Toninho Feragutti que passeia pelo choro e forró.

No dia 10, a festa gratuita ao ar livre no Parque do Ibirapuera promete animado balanço funk através dos metais vigorosos do grupo do saxofonista Maceo Parker – ele integrou não apenas os JB’s de James Brown, como também o Funkadelic e o Parliament. Ao ar livre ainda, o consagrado Clayton Brothers Quintet leva a rota de volta ao jazz. Guarde o fôlego.

BMW Jazz Festival Via Funchal, R. Funchal, 65, 3846-2300. R$ 30-R$ 120. 8/6-10/6, 20h30. viafunchal.com.br. Parque do Ibirapuera, 10/6.

Escrito por Fabiana Caso
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro