Time Out São Paulo

Temporada de Heavy Metal em São Paulo

 A cidade recebe diversos shows e festivais do gênero 


O cenário de heavy metal em São Paulo talvez não seja tão evidente: muito do que acontece tem pouquíssima divulgação, ou é um pouco afastado do circuito central mais conhecido. Mas, como indicam os constantes shows de metal que passam por São Paulo, o número de fãs é enorme: tanto Black Sabbath como Megadeth vêm para cá em outubro, e o espetáculo de três horas do Avantasia, o supergrupo operístico do vocalista alemão Tobias Sammet, já está esgotado para o dia 29/6, no HSBC Brasil.

Junho também traz a pose comercial de falso metal da banda de rock Halestorm. Vencedora do Grammy em seu país de origem, os Estados Unidos, em São Paulo a banda toca no modesto Carioca Club (R. Cardeal Arcoverde, 2.899, Pinheiros, 3813-8598, cariocaclub.com.br. 16/6, 18h R$ 160). Talvez isso seja um sinal do tradicional isolamento dos metaleiros, mas são as bandas menos conhecidas que continuam atraindo constantes plateias de camiseta preta. De acordo com Fernando Oster, vocalista do grupo paulistano Woslom, uma grande variedade de “bandas locais de alta qualidade fazendo shows a preços baixos” mantém os fãs de metal contentes. Se você quiser conferir com seus próprios olhos, dois festivais em breve irão amplificar os acordes nacionais dos muitos subgêneros do metal, a valores razoáveis.

Primeiro, o Panzer Fest acontece no dia 15/6 no Cine Joia, território geralmente mais voltado ao indie. A atração principal, o homônimo Panzer (banda chilena dos anos 1980), é o que o evento terá de mais próximo do clássico som heavy metal, construído com base em hinos arrebatadores (cantados em espanhol) e duas guitarras, ao estilo Iron Maiden. As cinco bandas participantes também incluem uma boa dose de talentos locais definitivamente pesados. Fique de olho nos paulistas do NervoChaos, cuja mistura de death metal e hardcore é o combustível dos colapsos nervosos do álbum de 2012, To The Death. A programação se completa com os puristas do Woslom, inspirados no thrash, com a música surpreendentemente ritmada do Command6 e com a exatidão rígida e dramática do Forka, que abre o festival.

Se, para você, uma noite da pesada pede uma sensação de mais mistério do que uma casa de shows comum pode oferecer, a intimista Livraria da Esquina, misto de loja de livros e bar, recebe o Brotherhood Deathfest no dia 7/7, que apresenta quatro bandas nacionais dedicadas ao som do death metal. Isso significa guitarras graves e complexas, uma violência confusa de baterias e vocais furiosos e guturais descrevendo tudo o que é vil e terrível de maneira ininteligível. As bandas Vomepotro, Anarkhon e a majoritariamente feminina Force antecedem o Ayin, metódico trio do Mato Grosso do Sul que lança o terceiro álbum, Ordo Ab Chao. A noite com certeza será barulhenta, escura e implacável.

Se isso lhe soar um pouco hardcore demais e potencialmente aterrorizante, o Xtreme Noise Festival também começa neste mês, com cinco datas diferentes entre 15/6 e 3/7 no Teatro Mars e no Inferno Club. O termo ‘Xtreme’ não é lá muito apropriado: o clima predominante está mais para o skate rock do sul da Califórnia de meados da década de 1990. Um metaleiro provavelmente diria que, apesar das boas intenções do evento, a música não será nem tão extrema nem tão barulhenta – e certamente não tão pesada – como pede seu gosto.


Panzer Fest acontece no Cine Joia. Pça. Carlos Gomes, 82, Sé, 3231-3705 no dia 15/6, 20h. cinejoia.tv. Leia sobre mais sobre o Panzer Fest
.
Halestorm toca no  Carioca Club, R. Cardeal Arcoverde, 2.899, Pinheiros, no dia16/6, 18h.
Avantasia toca no HSBC Brasil, R. Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antônio, no dia 29/6.
Brotherhood Deathfest acontece na Livraria da Esquina, R. do Bosque, 1.254, Barra Funda, 3392-3089 no dia 7/7, 18h. livrariadaesquina.com.br. Leia mais sobre o Brotherhood Deathfest
Xtreme Noise Festival acontece no Teatro Mars, R. João Passalacqua, 80, Bela Vista, 3384-5115. teatromars.com.br. Inferno Club. R. Augusta, 501, Consolação, 3120-4140. infernoclub.com.br entre os dias 15/6 e 3/7. Leia mais sobre o Xtreme Noise Festival.
Black Sabbath e Megadeth tocam no Campo de Marte, Av. Santos Dumont, 2241 Santana, no dia 11/10, 19h. 

Escrito por CM Corey
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro