Time Out São Paulo

Susanna and Ensemble Neon – The Forester: crítica do disco

Fãs do noir nórdico vão colocar esse álbum de folk de câmara lento, melancólico, aéreo, misteriosamente belo e atraente de forma austera em sua lista de Natal. Susanna Wallumrød é uma cantora e compositora norueguesa cujas parcerias incluem o grande pianista de jazz-ambiente Tord Gustavson e o mestre do country alternativo Bonnie “Prince” Billy.

Ela é mais conhecida pelos covers lentos de canções clássicas, ainda que nem todas sejam exatamente um triunfo: em sua versão de ‘Hallelujah’, de Leonard Cohen, até a melodia ficou um pouco entediante. Mas essa coprodução com o grupo contemporâneo norueguês Ensemble Neon é o seu nono álbum em nove anos, e muito original.

Mesmo que as melodias não sejam tão maravilhosas, o som de The Forester pode ser chamado de arte. Na suíte-título de abertura – são 15 minutos de duração – sopros, cordas, piano e uma tiorba (instrumento de cordas que é uma variação do alaúde) evocam um cenário solitário e nevado que a voz calma e controlada de Susanna explora. A composição em três partes fica na ponta dos pés, depois salta, depois pulsa e para, enquanto as cordas tremem como galhos invernais e as harmonias de violino pairam como gotas congeladas em uma teia de aranha.

Há um quê de Kate Bush em Susanna. Não só na voz, mas também nos movimentos estranhos e sensuais de sua imaginação: ‘Lonely Heart’ pede que você se coloque no lugar de um carvalho, enquanto ‘Intruder’ é endereçada, com calor maternal, aos alienígenas.

Esse não é um álbum para qualquer hora e lugar. É uma música que requer total atenção, sem a qual as composições podem parecer sem sentido, pobres ou simplesmente chatas. Mas, se você o ouvir nesse clima nórdico gelado, poderá passar horas perdido no mundo de The Forester. Nossa única grande crítica: o disco só tem 34 minutos de duração.

Escrito por Bella Todd
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro