Brazil Sounds and Colours: crítica do livro

A música brasileira é mapeada em Livro e CD

Divulgação
Capa do livro 'Sounds and Colours Brazil'

É difícil capturar o espírito de uma cultura tão rica e variada como a brasileira em menos de 200 páginas. Mas o livro em inglês Brazil Sounds and Colours (‘Sons e Cores do Brasil’) – autodenominado “meio livro, meio revista, meio fanzine” – é uma tentativa ambiciosa de mostrar a natureza das regiões e subculturas do país por meio de um estudo sobre música, cinema, artes visuais e literatura, escrito por mais de 50 colaboradores (entre eles, o cantor Lucas Santtana). Organizado por Russ Slater, ele vem com um CD que traz uma coletânea de 20 músicas.

E então, o livro é bem sucedido nessa busca? Por um lado, faz um trabalho admirável tentando explicar cenas específicas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Belém), ao mostrar a evolução dos estilos musicais por meio de relatos empolgantes em primeira pessoa, tais como a descoberta que o acordeonista nova-iorquino Rob Curto faz do forró nordestino e sua jornada de volta às suas raízes personificadas pelo grande Luiz Gonzaga. Outro exemplo é a narrativa prosaica de Rodrigo Brandão sobre quando ouviu hip hop em São Paulo.

Por outro lado, o livro tenta ser tudo para todo mundo – sua segunda metade contém microexplorações de figuras culturais importantes, tais como o escritor Jorge Amado e o pintor Candido Portinari, que merecem mais do as poucas páginas dedicadas a eles. Mas o tom informal cai bem à compilação, cujo objetivo é ser uma fonte de referência útil, ainda que breve.

Por exemplo: a parte central do livro, um guia com 20 álbuns brasileiros influentes, ilustra com habilidade as origens e a recepção desses discos, bem como a relevância deles em seus respectivos movimentos estéticos. E, apesar das falhas do CD, orientado em demasia para o groove, ele dá uma boa foto dos atuais artistas de todo o país.

Compre o livro diretamente pelo site soundsandcolour.com

Escrito por CM Gorey
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.