Time Out São Paulo

Nelson Rodrigues

Este evento terminou

Nelson Rodrigues

Data 02 Jul 2012-29 Jul 2012

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom e fer. 11h-20h

Avenida Paulista, 149, Jardim Paulista

Telefone (11) 2168 1700

Estações próximas
Metrô 2, Brigadeiro


“Gênio ou louco? Tarado ou santo? Reacionário ou revolucionário? Nenhum escritor brasileiro foi tão polêmico em seu tempo”. Esta afirmação encontra-se na contracapa de O Anjo Pornográfico, emblemática biografia de Nelson Rodrigues escrita pelo jornalista Ruy Castro.

Muitas são as discussões que têm como tema o dramaturgo, cronista e jornalista por conta de suas peças consideradas obscenas e imorais; mas, polêmicas à parte, o fato é que ele provocou uma renovação nunca vista nos palcos do Brasil e é hoje considerado um dos maiores autores do teatro brasileiro.

Em agosto deste ano, Nelson Rodrigues completaria 100 anos, e muitas homenagens estão acontecendo na cidade, apesar de ele ter sido um ‘carioca da gema’. Uma que merece destaque é a do Itaú Cultural, que promove a ‘Ocupação Nelson Rodrigues’, mostra inspirada nas obras e na vida desse artista multimídia – no tempo em que esse termo nem existia – que, segundo Ruy Castro, “foi uma figura mais trágica e rocambolesca do que qualquer uma de suas histórias, e tão fascinante quanto todas elas”.

Um dos pontos altos do evento é a exposição que tem curadoria de Maria Lúcia Rodrigues, filha de Nelson. Nela é revelado um perfil mais delicado e pouco conhecido do autor, através das suas próprias palavras que transmitem suas opiniões sobre a vida que viveu e as escolhas que fez.

A mostra ainda conta ainda com uma leitura dramática da peça Elas Não Gostam de Apanhar, que será realizada no Auditório Ibirapuera. Por outro lado, o ciclo de debates ‘Com Nelson ao Pé da Cena’ reunirá diretores que montaram peças do dramaturgo polemista e talvez o mais fanático torcedor do Fluminense de que se tem notícia.

‘Ocupação Nelson Rodrigues’ é uma oportunidade imperdível para escancarar a porta e ver mais de perto essa personalidade tão complexa que se definia como “um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura”.
 

Escrito por Anita Name
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus