Time Out São Paulo

FILE 2014

Este evento terminou

FILE 2014

Data 26 Ago 2014-05 Out 2014

Horário de abertura Diariamente, 10h-20h.

Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1.313, Bela Vista,

Já estamos cansados de saber que o mundo mudou, e muito, com a evolução tecnológica dos últimos tempos; que as novas tecnologias são presença constante em nossas vidas, e que convivemos com tais inovações aonde quer que formos. Mas por que trocaríamos uma exposição de arte clássica por um festival de arte e tecnologia? Simplesmente porque “o mundo digital trouxe uma outra maneira de se fazer arte e de se ver a arte”, explica Ricardo Barreto, curador do FILE, um dos primeiros eventos a unir arte e tecnologia na América Latina.

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, conhecido simplesmente como FILE, chega à sua 15ª edição como um dos primeiros e principais eventos a unir arte e tecnologia da América Latina. Idealizado por Ricardo Barreto e Paula Pericinoto, o festival que teve início em São Paulo já passou por cidades como Rio de Janeiro e Porto Alegre e por países como Cuba, Luanda, Holanda e Japão. Inicialmente, a mostra era voltada apenas à internet; porém, após algumas edições, seus criadores perceberam que o mundo digital ia muito além. Atualmente, o FILE aborda os mais variados temas, como tablets, aplicativos, games, música eletrônica experimental, animação, além das populares instalações interativas. 

A programação, com entrada gratuita, marca a reabertura da Galeria de Arte do Sesi-SP após reforma de cinco meses – além da modernização do espaço e melhorias na infraestrutura, a galeria também inaugurará sua loja. O festival ocupará ainda mais três espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, o Espaço Fiesp, a Galeria de Arte Digital Sesi-SP e o Espaço Mezanino. Haverá performances interativas do FILE Metrô na calçada das estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro na primeira semana do evento (de 26 a 31 de agosto).

A edição de 2014 traz 28 instalações, de 12 países, na Galeria de Arte do Sesi-SP. Os visitantes poderão manipular os sons da floresta Amazônica por meio da réplica de um rio ou caminhar numa esteira de ginástica para movimentar figuras que representam a sociedade. Também poderão ver os sons transformados em luz em outra obra interativa. Obras do famoso festival de arte eletrônica japonês, Japan Media Arts: serão apresentadas várias instalações, vídeos e obras cinéticas.

O FILE Metrô contará com performances interativas na calçada das estações do Metrô Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro. Já o FILE LED SHOW traz, entre outras animações interativas, um vulcão gigante que entrará em erupção em plena avenida Paulista na Galeria de Arte Digital Sesi-SP. No Espaço Fiesp estarão os festivais FILE Anima+, FILE Games e FILE Videoarte.

Veja a programação completa do FILE 2014 no site file.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus