Time Out São Paulo

Virada Cultural 2013

Este evento terminou

Virada Cultural 2013

Data 18 Mai 2013-19 Mai 2013

Horário de abertura Sáb., 18h até dom., 18h

A dantesca Virada Cultural está de volta para sua oitava edição, revigorando o centro histórico de São Paulo com 24 horas de cultura a céu aberto, incluindo música, arte, cinema, teatro e muita farra. O festival atrai uma variedade de paulistanos, de todas as classes e estilos de vida. São centenas de milhares de pessoas nas ruas.

Inspirados nas Nuits Blanches, que começaram em Paris em 2001 e se expandiram para cidades tão diversas quanto Montreal e Bucareste, os espetáculos, eventos e performances da Virada variaram, nos últimos anos, de rinques de luta livre mexicana
no Vale do Anhangabaú (um dos epicentros do festival) a barracas de alta gastronomia.

Os iniciantes podem ter vontade de analisar a programação intimidadora e tentar armar um plano de ação; e é bom mesmo ter pelo menos uma ideia de quem se apresenta onde, do Centro Velho à Luz. Mas os veteranos da Virada sabem que até os roteiros mais bem montados podem muito bem sofrer desvios durante essa festa tão interessante.

Neste ano, fique de olho em Daniela MercuryCriolo e no encontro de Elza Soares com Gaby Amarantos, além da dupla nova- iorquina de hip hop Black Star e do ícone do funk internacional George Clinton. Racionais MC’s encerram a programação. Confira também as interações artísticas de coletivos audiovisuais no Vale do Anhangabaú. E mesmo se você tiver a sorte de ir atrás da multidão certa para assistir a um show de um dos artistas principais, pode ser que seus planos sejam levados por água abaixo devido aos grupos estridentes e à acústica confusa ao ar livre. Isto é, se você conseguir chegar perto o suficiente para perceber isso: em algumas Viradas anteriores, o público estimado foi de mais de 3 milhões de pessoas.

Achamos que uma abordagem um pouco mais intuitiva funciona melhor: escolha um ponto de partida próximo ao evento que não quer perder de jeito algum, e então prepare-se para seguir o fluxo.

Com o início da maratona marcado para as 18h do dia 18/5, o melhor é chegar cedo e ficar o quanto aguentar a muvuca: as festivas multidões são conhecidas por decair aos poucos, transformando-se de observadores alegres em bêbados e baderneiros, em uma confusão crescente que inclui crimes esporádicos na alta madrugada. Mas, se tudo isso parece ser demais para seu gosto, saiba que pode participar mesmo assim, em um dos muitos e excelentes shows, festas e eventos fechados que acontecem simultaneamente por toda a cidade; e, para quem quer levar a família inteira, a novíssima Viradinha terá muita diversão para as crianças.

Em um palco montado no Parque da Luz, André Abujamra, vai cantar as músicas de A Arca de Noé (1980), de Vinicius de Moraes, e o grupo de afrobeat Bixiga 70 reinterpreta o clássico álbum Os Saltimbancos (1977), de Chico Buarque.

A Virada Cultural acontece das 18h do sábado (18/5) às 18h do domingo (19/5), em diversos locais do Centro, com dezenas de eventos noturnos paralelos em toda a cidadePara a programação completa, acesse viradacultural.org

Segurança e Transporte

Segurança
Leve o mínimo de dinheiro e objetos de valor, e fique atento se ficar até tarde.

Transporte
O metrô e linhas específicas de ônibus funcionam 24 horas durante o evento 

Escrito por Juan Cifrian
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus