Ocupação Mário de Andrade

20 Jun 2013-28 Jul 2013

Conheça a faceta menos famosa do escritor modernista

Divulgação
Mário de Andrade Erudito e popular
Mário de Andrade Erudito e popular

Este evento terminou


Em 1935, São Paulo tinha pouco mais de um milhão de habitantes, estava em pleno processo de industrialização e urbanização, e por conta da expressiva população imigrante – italianos, espanhóis, sírio-libaneses – era chamada de Chicago da América do Sul. Foi nesse contexto que Mário de Andrade assumiu o Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo (DC) – equivalente à Secretaria Municipal de Cultura de hoje.

A mostra Ocupação Mário de Andrade foca nesse trabalho desenvolvido por três anos pelo escritor — mais conhecido como um dos articuladores da Semana de Arte Moderna, em 1922, e autor de Pauliceia Desvairada e Macunaíma.

Mais de 400 itens, entre cartas, filmes, fotografias e objetos foram reunidos pela curadora Silvana Rubino e sua equipe para esta que é a 14a exposição da Série Ocupação, do Itaú Cultural. “O lado gestor público do escritor não é secreto, foi tema de diversos trabalhos acadêmicos. A novidade é mostrar isso para um público não especializado”, comenta Silvana. “Mário inventou uma política cultural. Há ideias suas que ainda são surpreendentes e atuais”, acrescenta.

Ele propôs inovações como uma discoteca pública (em 1935 as pessoas quase não tinham acesso a discos), uma biblioteca circulante e grupos de pesquisa etnográfica. Elaborou ainda um projeto para a preservação do patrimônio artístico nacional. “Mário se interessava pela festa do divino e por música clássica. Ele operava de modo ativo nos polos erudito e popular”. Silvana conta que havia no DC projetos de escolas onde os alunos poderiam fazer atividades de todo o tipo, como esporte, arte etc. “Muito parecidas com os atuais CEUs”, compara. De fato, não havia melhor nome para a biblioteca municipal de São Paulo do que Mário de Andrade.

Escrito por Marina Monzilo

Serviço

Itaú Cultural


Endereço Avenida Paulista, 149

Jardim Paulista, São Paulo

Estações próximas Metrô 2, Brigadeiro

Telefone (11) 2168 1700

Site de Itaú Cultural

Data 20 Jun 2013-28 Jul 2013

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e fer., 11h-20h

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.