Time Out São Paulo

Como Penso Como

Este evento terminou

Como Penso Como

Data 09 Ago 2013-08 Set 2013

Horário de abertura Ter. a sáb., 10h-20h; Dom., 10h-19h

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93, Pompéia

Telefone 3871 7700

Entre as diversas experiências gastronômicas que acontecem em São Paulo – piqueniques gourmet, degustações às escuras, jantares exclusivos – a exposição 'Como Penso Como' consegue se destacar como uma novidade. A mostra, que acontece no Sesc Pompeia, mistura elementos da cultura brasileira como culinária, antropologia, design de alimentos e arte. E a apresentação não é menos diversificada: são filmes, instalações multimídia e degustações ao estilo da cozinha molecular do chef celebridade espanhol Ferran Adrià.

Na exposição, a designer de alimentos e artista Simone Mattar explora seu relacionamento com a comida e o papel da gastronomia na sociedade através dos tempos. Da adoração ritualística dos povos antigos à realidade do fast food atual. Entretanto, a principal ênfase do trabalho de Simone é na importância da culinária na construção da identidade brasileira. Entre em uma das salas e sinta o cheiro de café e bolos frescos em meio ao som de ambulantes anunciando seus produtos. Ou assista um filme sobre a história do design de alimentos projetado dentro de um labirinto espiral de 25 metros em forma de um bolo de rolo, tradicional doce pernambucano.

Contudo, a obra mais interessante é um menu degustação que acontece duas vezes ao dia para grupos de 30 pessoas cada. Inscreva-se e coma uma série de nove pratos, cada um deles inspirado no folclore, história e cultura do Brasil. E não estamos falando de receitas tradicionais, mas de verdadeiras esculturas comestíveis.

'O Grande Poder', por exemplo, é uma ode à mandioca inspirada em uma das canções do Mestre Verdelinho, um dos grandes expoentes do repente nordestino. O prato vem com uma lanterna comestível feita de mandioca, pato curado em arubé (molho feito de raiz de mandioca selvagem) e uma cumbuca com tacacá (sopa da região norte feita com raíz de mandioca selvagem e folhas de jambu). Uma delícia que faria inveja a Willy Wonka, o fabricante de doces malucos do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.

As degustaçãos acontecem às 18h e 21h de quarta a sábado, e às 13h e 16h aos domingos. Os ingressos custam R$50 por pessoa e podem se comprados na bilheteria do Sesc Pompeia.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus