Tavoletta

10 Ago 2013-22 Set 2013

Divulgação
Obra da série fotográfica 'Tavoletta'

Este evento terminou

Compartilhar perspectivas diferentes do que nos rodeia tornou-se um vício diário para os usuários do Instagram. E também está presente na série fotográfica ‘Tavoletta’, criada pelo artista paulistano Arnaldo Pappalardo. Só que, em vez de simplesmente aplicar um filtro de baixa resolução – como é feito na rede social – , Pappalardo fragmenta uma paisagem urbana bem conhecida, a praça em frente ao Teatro Municipal, ao colocar um espelho no centro da tela, distorcendo a paisagem com o uso do reflexo.

A série – que inclui outras fotografias de prédios utilizando a mesma técnica de espelhos – é inspirada em parte nos trabalhos do arquiteto e engenheiro renascentista Filippo Brunelleschi, que inventou um aparelho chamado tavoletta. Ele permitia um observador olhar por um buraco atrás de uma pintura ou desenho oposta ao prédio representado nessas obras. Neste lugar era posicionado um espelho. Quando o aparelho era colocado ao lado do prédio em questão, o observador podia comparar o objeto real com seu reflexo na pintura, dando ao artista uma nova perspectiva e o encorajando a pintar estruturas de uma forma mais tridimensional.

Outras curiosidade ópticas incluem uma camera obscura (o princípio por trás das câmeras fotográficas) – armada dentro de uma tenda no jardim do museu – que, por meio de um pequeno buraco, projeta uma imagem invertida do que está envolta dela. 

Serviço

Museu da Casa Brasileira


Endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705

, São Paulo

Telefone 11 3032-3727

Site de Museu da Casa Brasileira

Preço de R$ 2 até R$ 4

Data 10 Ago 2013-22 Set 2013

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-18h

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.