X Bienal de Arquitetura

12 Out 2013- 1 Dez 2013

Michael Wolf/Divulgação
Foto da série 'Densidade', de Micahel Wolf, exposta no Centro Cultural São Paulo
Foto da série 'Densidade', de Micahel Wolf, exposta no Centro Cultural São Paulo

Este evento terminou

A arquitetura define paisagens, dá identidade às cidades e muda o jeito que nós vivemos. Com toda essa carga de importância, a 10ª edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo está de volta, e dessa vez se expandiu para além da Oca, no Parque do Ibirapuera.

O marco zero do evento em 2013 é o Centro Cultural São Paulo, mas que vem acompanhado de outros locais, incluindo MASP, Museu da Casa Brasileira, SESC Pompeia e a Casa de Vidro.

O tema – 'Cidade: modos de fazer, modos de usar, modos de agir' – foca na responsabilidade coletiva da vida urbana e questões como espaço público, infraestrutura e mobilidade, um assunto que a Bienal está levando bem a sério, indicando que todos os locais que recebem o evento têm acesso por transporte público. Conheça nossas dicas do que de melhor a oferecer:

Carrópolis

Cássio Vasconcelos

São Paulo é o paraíso - ou inferno - dos carros. O impacto que o tráfego causa na cidade chega a forjar a paisagem local. A série de fotos de Cássio Vasconcelos Manhã de Carnaval, Tecidos Urbanos, Grande São Paulo, Pátios e Estacionamentos retrata grandes espaços tomados por estacionamentos, enquanto Odisseia, de Daniela Thomas, mostra as diferenças entre os congestionamentos durante a semana no Minhocão (o Elevado Presidente Costa e Silva) em contraste com as atividades de lazer que acontecem lá quando o local está fechado para carros. Carrópolis está no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, Aclimação (3397-4002/centrocultural.sp.gov.br).

 

Espaço Público e Ativismo

A série de fotos de temática política captura as ondas de protestos por todo o país que começaram com as reivindicações do Movimento Passe Livre, em 2005, e que se transformaram em um movimento histórico nacional em junho de 2013, assim como aconteceu com o Occupy Wall Street em Nova York, em 2007. O trabalho pretende discutir novas possibilidades de mudanças sociais realizadas em espaços públicos. Espaço Público e Ativismo está no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, Aclimação (3397-4002/centrocultural.sp.gov.br).
 

Anhangabaú: Jardim Tropical 

Henrique Luz/Divulgação

A Casa de Vidro, construída em 1951, já foi a residência de Lina Bo Bardi (1914-1992) – uma das arquitetas mais importantes do Modernismo – e é considerada uma das maiores obras dela. A belíssima casa, que abre ao público apenas em exposições especiais e eventos privados, permanecerá aberta durante a X Bienal de Arquitetura para apresentar o 'Jardim Tropical' – um projeto de 1981 que propunha a criação de um imenso parque em pleno Vale do Anhangabaú. O projeto nunca foi concretizado no local, que tem seu espaço transformado temporariamente durante eventos como a Virada Cultural. Anhangabaú: Jardim Tropical pode ser visto de 12 de outubro a 24 de novembro na Casa de Vidro, Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi (3744-9902/institutobardi.com.br).   

Veja a programação completa do evento em www.xbienaldearquitetura.org.br.

Serviço

Centro Cultural São Paulo


Endereço Rua Vergueiro, 1000

Paraíso, São Paulo

Estações próximas 1, Vergueiro

Telefone (11) 3397-4002

Site de Centro Cultural São Paulo

Preço Grátis para todos os locais exceto MASP (R$15) e Museu da Casa Brasileira (R$4)

Data 12 Out 2013- 1 Dez 2013

Site de X Bienal de Arquitetura

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.