Mayas: Revelação de um Tempo sem Fim

19 Ago 2014-24 Ago 2014

Divulgação

Este evento terminou

Pela primeira vez em 3 mil anos de existência, os maias chegam ao Brasil. Nunca houve por aqui antes uma exposição capaz de traduzir a abrangência cultural - arte, arquitetura e estudos astronômicos e matemáticos - dessa antiga civilização. São mais de 380 objetos maias que estavam expostas no Palácio Nacional, na cidade do México, até abril de 2014.

A mostra é organizada tematicamente, apresentando o estilo de vida, a organização sociopolítica, a religiosidade e valores de vida dessa civilização, que se expressam por meio de sua criação plástica e deixam suas marcas nos mais diversos objetos e utensílios. Um exemplo dessa expressividade é a peça que abre a exposição: o trono do Templo XXI de Palenque, uma das expressões artísticas mais sublimes da arte maia.

A seção introdutória da mostra apresenta uma visão geral da área geográfica e dos grupos maias - que reúnem cerca de 30 etnias, cada uma com língua e expressividade próprias -, a fim de que o espectador situe as obras por região, localizando assim as principais cidades. Ela tem ainda uma linha do tempo, com informações sobre os períodos cronológicos desde a época pré-hispânica até a atualidade, passando pelos períodos colonial e pelo século XIX.

Os visitantes encontram oito áreas temáticas, espalhadas pelo subsolo da Oca, que ocupam uma área de 3 mil m², em que terão contato com a diversidade e detalhes dessa cultura, são elas: O homem frente à natureza; Comunidade e vida cotidiana; O coração das cidades; O homem diante do tempo e dos astros; As elites governantes e sua historiografia; As forças sagradas; O homem e os deuses: os rituais; e Entrar no caminho: ritos funerários.

Serviço

Oca


Endereço Rua Pedro Álvares Cabral s/n

Parque do Ibirapuera, São Paulo

Telefone (11) 3078 5988

Data 19 Ago 2014-24 Ago 2014

Horário de abertura Ter. a dom., 9h-17h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.