4ª Virada Sustentável

27 Ago 2014-31 Ago 2014

Roberta Rossi/Divulgação

Este evento terminou

A 4ª edição da Virada Sustentável mobiliza empresas, escolas e universidades, ONGs, órgãos públicos, coletivos de cultura, para participar de quatro dias de imersão em temas como biodiversidade, cidadania, resíduos, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde. 

Gratuita e aberta, a programação do evento é realizada simultaneamente em parques como o Ibirapuera, Villa-Lobos, Juventude, Água Branca e parque linear Cantinho do Céu; além do Memorial da América Latina, Universidade de São Paulo (USP), Casa de Cultura Palhaço Carequinha, escolas e espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também serão palco de atividades.

Entre as novidades desta edição, está o 1 ª M.A.T.I.S - Mostra de Teatro Infantil Sustentável, que acontecerá no Parque da Água Branca, de 28 de agosto de 2014 a janeiro de 2015. Além da mostra, a programação infantil é recheada com oficinas de fabricação de brinquedos e instrumentos musicais com materiais reciclados, brincadeiras de quintal, feira de troca de brinquedos, contação de histórias, e cozinha com alimentos saudáveis.

Para jovens e adultos, as oficinas vão desde as artísticas às com a mão na massa. O Parque da Juventude, por exemplo, reunirá mais de 20 oficinas de fabricação de eco bags, telhado verde, compostagem caseira, captação de água da chuva em casa, permacultura (com confecção de mobiliários, tintas ecológicas, bijouterias sustentáveis etc), gravura, estêncil, além de feira de livros e ideias. Outro destaque são as oficinas que acontecem no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O público em geral aprenderá a fazer hortas comunitárias e caseiras; receitas para biolimpeza - como utilizar materiais ecológicos na limpeza domiciliar e cosméticos naturais; figurinos sustentáveis e reparos para bicicletas.

A programação cultural fica por conta do grupo manauara Imbaúba, que fará o show de abertura do evento na Praça Victor Civita e se apresentará no CCSP; contações de histórias com Kiara Terra; intervenção do grafiteiro e artista visual Orion, no CEU Navegantes no Grajaú; mostras fotográficas; exposições; Cine na Praça (exibições de filmes em praças da cidade); circuito de instalações; além de piqueniques e bicicletadas.

Quiser conhecer os principais pontos culturais do extremo sul de São Paulo, pode pegar uma carona no Rolê pela Zona Sul - do Grajaú à Aldeia Tenendé Porã, com ponto de encontro no domingo (31/8), às 9h, na Casa de Cultura Palhaço Carequinha – próxima ao Terminal Grajaú.

Nos dias 28 e 29 de agosto, o destaque será o Conexões Ocupação – Como Virar sua Cidade, que fomentará um encontro para trocas e diálogos entre coletivos de ocupação e direito à cidade com o público em geral. Ao final, o grupo promoverá a revitalização participativa de um espaço público, a ser escolhido pelos participantes.

Idealizada por comunicadores que reconhecem a importância da abordagem positiva de um tema para estimular o envolvimento e a mudança de comportamento das pessoas, o evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais. Em 2013, o evento teve 695 atrações e atividades em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas.

Sob o mote da mobilização para a sustentabilidade, a Virada Sustentável agrega diversos atores e setores da sociedade. Ao todo, a Virada Sustentável já impactou mais de 2 milhões de pessoas com suas 1.789 atividades realizadas em 379 locais por cerca de 200 organizações participantes nos três anos de realização.

Confira a programação completa da Virada Sustentável no site viradasustentavel.com.

Serviço

Data 27 Ago 2014-31 Ago 2014

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.