Time Out São Paulo

Ocupação Laerte

Este evento terminou

Ocupação Laerte

Data 28 Out 2014-02 Nov 2014

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e feriados, 11h-20h.

Avenida Paulista, 149, Jardim Paulista

Telefone (11) 2168 1700

Estações próximas
Metrô 2, Brigadeiro

Na 20ª edição da série Ocupação, o Itaú Cultural mergulha no labirinto de cores, sátiras, contestações, tiras desenhos e militâncias do cartunista Laerte, um dos grandes criadores brasileiros de quadrinhos e cartuns. Com curadoria de Rafael Coutinho, filho do próprio homenageado e também cartunista e designer, a mostra apresenta um rico volume de mais de dois mil trabalhos, com cerca de 500 originais, que dá um panorama ampliado da contribuição de mais esta personalidade relevante na formação do imaginário da cultura e dos costumes nacionais.

A exposição traz cinco fases da obra de Laerte - infância, juventude e sindicato; anos 1950 e 1960; tiras e personagens, histórias curtas; anos 1980 - em um espaço expositivo marcado por caminhos labirínticos nada cronológicos. Entre esboços e publicações originais, muitas inéditas, o homenageado é revelado em vários ângulos, como a sua resistência à ditadura militar, a sua participação na passagem para a democracia vivida pelo país nos anos 1980 e o apoio à causa sindical.

A mostra reúne, ainda, a sua produção extensa de desenhos entre os anos 1950 e 1960, os livros 'Laertevisão - Coisas que não Esqueci', de 2007, e 'Muchacha', de 2010, sem esquecer das centenas de tiras com seus personagens picarescos e impagáveis, produzidas entre 1970 até recentemente - como a série 'Piratas do Tietê' -, culminando em sua fase produtiva atual "mais centrada", como diz o curador Rafael Coutinho.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus