Time Out São Paulo

Conversas com Graciliano Ramos

Este evento terminou

Conversas com Graciliano Ramos

Data 04 Nov 2014-09 Nov 2014

Horário de abertura Ter. a sáb., 12h-22h; dom. e feriados, 11h-21h.

Av. Europa, 158, Jardim Europa

Telefone (11) 2117-4777

A mostra apresenta a história de vida, trajetória política e carreira de um dos maiores escritores brasileiros por meio de imagens, documentos, pertences pessoais, depoimentos exclusivos, intervenções audiovisuais e uma instalação que recria o ambiente criativo do escritor.  

Os objetos e documentos são oriundos de duas cidades alagoanas Palmeira dos Índios (Museu Casa Graciliano Ramos) e Maceió (Arquivo Público do Estado de Alagoas), além de material proveniente da família do escritor que reside na Bahia e em São Paulo. Entre os documentos estão o manuscrito da carta, nunca enviada, que escreveu para Getúlio Vargas após a saída da prisão (1937) e o datiloscrito assinado dos relatórios entregues ao governador de Alagoas quando era prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas (1927 a 1930), documento importante que deu notoriedade intelectual a Graciliano.

Já a instalação cenográfica, que recria o ambiente criativo do escritor, expõe objetos pessoais como uma poltrona de descanso (sempre vista nas fotos), a mesa de trabalho quando prefeito de Palmeira dos Índios, a máquina de escrever, canetas tinteiro e o tinteiro, entre outros itens. Dentre as fotografias estão imagens raras da infância do escritor como uma foto da casa onde nasceu, na cidade de Quebrangulo e outra da Rua Epaminondas Gracindo, em Viçosa (AL), cidade onde Graciliano morou de 1899 a 1905.

A exposição apresenta onze vídeos sobre o escritor, entre eles estão quatro filmes cronológicos que descrevem períodos marcantes da vida do homenageado (1892/1926; 1927/1935; 1936/1944; 1945/1953); a amizade de Graciliano com Portinari é representada em outro vídeo; um bate-papo entre o jornalista da Globo News, Edney Silvestre, e Graciliano interpretado pelo ator Marat Descartes, traz ao público as conversas de Graciliano Ramos com a imprensa nacional e internacional, de 1910 a 1952. Por fim, é apresentado um filme conceitual do vídeoartista Eder Santos, Na Escuridão Percebi o Valor das Palavras.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus