Time Out São Paulo

Truffaut: um cineasta apaixonado

Este evento terminou

Truffaut: um cineasta apaixonado

Preço de R$ 5 até R$ 10

Data 13 Out 2015-18 Out 2015

Horário de abertura Ter. a sáb., 12h-21h; dom. e feriados, 11h-20h.

Site de Truffaut: um cineasta apaixonado

Av. Europa, 158, Jardim Europa

Telefone (11) 2117-4777

A mostra revela o rico trabalho deste famoso cineasta francês considerado em todo o mundo como uma das principais figuras da Nouvelle Vague. A exposição foi concebida pela Cinemateca Francesa, onde ficou em cartaz de 8 de outubro de 2014 a 1º de fevereiro deste ano, e recebeu cerca de 80 mil visitantes.

"É com muito orgulho que apresentamos esta exposição no Brasil, não só por sermos os primeiros a exibi-la depois da Cinemateca, mas por ser um pedido do próprio Serge Toubiana, diretor geral da Cinemateca Francesa e curador da exposição. Ele ficou impressionado com a montagem que fizemos da exposição Georges Méliès, em 2012, e nos procurou para oferecer a mostra do Truffaut em primeira mão. Uma proposta irrecusável e aceita na hora!”, conta André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS.

Sob curadoria de Serge Toubiana, 'Truffaut: um cineasta apaixonado' foi concebida para homenagear o diretor por ocasião do trigésimo aniversário de sua morte, completado em outubro de 2014. A exposição apresenta mais de 600 itens, como desenhos, fotos, objetos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do diretor. Todas as peças foram doadas à Cinemateca Francesa pela família do cineasta. O material, guardado pela família de Truffaut, é incrivelmente rico e reflete a obsessão que ele tinha em guardar tudo.

Documentos inéditos, redescobertos recentemente, graças a parentes e colaboradores do cineasta, são apresentados pela primeira vez na mostra. Entre eles estão ensaios dos atores, um croqui de figurino, fotos de cena e acessórios do filme O Último Metrô (1980). Correspondências, notas manuscritas, cadernos, que projetam não só o universo ficcional de François Truffaut, mas também seu gosto pela literatura. Entre suas obras, estão adaptações literárias, como 'Jules e Jim' e 'As duas Inglesas e o Amor', de Henri-Pierre Roché, e 'Fahrenheit 451', de Ray Bradbury.

Palestra com Serge Toubiana
No dia 13 de julho, às 19h30, Serge Toubiana, curador da exposição, apresenta uma palestra no Auditório MIS. Intermediado pelo jornalista, professor e crítico de cinema Sérgio Rizzo, o bate-papo terá vagas abertas ao público. Nascido na Tunísia em 1949, Toubiana é jornalista e crítico de cinema. Em 1971 mudou para Paris para estudar cinema. Foi co-editor da Cahiers du cinéma com Serge Daney entre 1973 e 1981, e editor de 1981 a 1991. Desde 2003 é diretor da Cinemateca Francesa. Junto com Antoine de Baecque é autor de François Truffaut – uma biografia (1996).

Cursos sobre Truffaut no MIS
Entre os meses de agosto e setembro, o MIS oferece três cursos sobre François Truffaut. Em agosto, acontecem 'O cinema de François Truffaut' (de 3 a 31/08) e 'Ouvindo Truffaut: Um panorama da música dos filmes do Cineasta' (entre os dias 6 e 13). O primeiro, com cinco encontros, será ministrado pelo crítico e professor Sérgio Rizzo, e abordará a participação de Truffaut em momentos-chave de sua carreira - como crítico da revista Cahiers du Cinéma e sua consolidação como diretor e grande expoente da Nouvelle Vague.

Já em 'Ouvindo Truffaut: Um panorama da música dos filmes do cineasta', o compositor Tony Berchmans ministrará três aulas abordando a jornada pela obra do diretor sob a ótica da música de seus principais filmes, analisando a importância das composições, suas ideias e o relacionamento com os compositores.

Em setembro, acontece o curso 'Truffaut, o homem que amava as atrizes... e Jean-Pierre Léaud'. Ministrados pelo professor Pedro Maciel Guimarães, os encontros serão focados na relação entre François Truffaut e seus atores. Para mais informações acesse o site mis-sp.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus