Festival Red Bull Basement

21 Ago 2015-23 Ago 2015

Divulgação

Este evento terminou

O festival reúne desenvolvedores de software, makers, designers, urbanistas, artistas digitais e pesquisadores para discutir o uso criativo de tecnologias em soluções para centros urbanos. Serão três dias de workshops, conversas, hackathon, workshops em sessões abertas ao público, com participação gratuita.

Um dos principais nomes presentes será o do holandês Martijn de Waal, pesquisador de Mídias Urbanas & Poder da Cidadania da Amsterdam University of Applied Sciences, autor do livro City as Interface, que retrata exemplos de como novas mídias e tecnologias mudaram a sociedade urbana. de Waal é criador do projeto Mobile City, que investiga o uso das tecnologias digitais na vida urbana, e fará parte de diversas atividades do festival, incluindo o workshop Cidades Hackeável e o Hackaton. Nestas atividades, os participantes sairão pelo centro da cidade de São Paulo detectando problemas na região para depois criarem protótipos com soluções.

Vários líderes de projetos que tem a cidade de São Paulo como temática estarão presentes, como a empreendedora social e arquiteta Laura Sobral, líder do programa A Batata Precisa de Você, em que moradores e frequentadores desenvolvem iniciativas para transformar o Largo da Batata em um espaço de convívio; o artista Baixo Ribeiro, dono da galeria Choque Cultural, dedicado a arte urbana, entre outros. Além de palestras e debates, o festival terá também performances, oficinas e atividades práticas, como a Bike Hack, em que os interessados constroem dispositivos de bicicletas para auxiliar os ciclistas na mobilidade diária.

O Secretário de Urbanismo da Cidade de São Paulo, Fernando de Mello, é um dos convidados do Debate Espaço Urbano, que vai discutir o papel do poder público e privado na questão do planejamento e organicidade das cidades.

O Red Bull Basement também terá uma residência para desenvolvedores digitais. Durante três meses, cinco selecionados participarão de um programa para a produção de projetos experimentais que usem tecnologias digitais para repensar formas e soluções de viver o dia a dia na cidade de São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site até 26 de agosto.

O festival, assim como a residência digital, terá a curadoria de Gisela Domschke, co-curadora da Bienal de Arte e Tecnologia 2012 ZERO1, San Jose, CA. “A idéia deste festival é celebrar o lançamento da residência do projeto, que terá como foco o centro da cidade de São Paulo, reunindo diversos agentes que já vem refletindo e atuando de diferentes maneiras sobre questões do espaço público, mídias urbanas e mobilidade", resume Gisela.

Além da curadora, também fazem parte do Red Bull Basement os chamados acadêmicos: Lucas Dupin, que já trabalhou na área de desenvolvimento digitais de empresas como Coca-Cola, Google, Nike e TED; Andrei Speridião, criador do projeto Bueiros Conectados, Thiago Avancini, atual creative technologist do Google; Gabriel Laet, atual software engineer na Loggi e Pedro Fonseca, que dirige o projeto digital Vanilla Unusual Projects.

Confira a programação completa do festival no site redbullbasement.com.br.

Serviço

Red Bull Station


Endereço Praça da Bandeira, 137

República, São Paulo 01007-020

Site de Red Bull Station

Data 21 Ago 2015-23 Ago 2015

Horário de abertura Confira os horários das atividades na programação.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.