Time Out São Paulo

Cultura Inglesa Festival

Este evento terminou

Cultura Inglesa Festival

Data 27 Mai-18 Jun

Horário de abertura Confira os locais e horários das atrações na programação.

Em sua 21ª, o Cultura Inglesa Festival – que em 2017 tem como tema 'Great People of Britain', uma homenagem a grandes personalidades britânicas – traz uma programação cheia de atrações. São shows, mostras de cinema, exposições, atividades infantis e espetáculos de teatro e dança. Tudo de graça.

Entre os principais destaques estão a exposição interativa 'Great People of Britain: É Brit, é Pop, é Cult, é Great!', shows DA CANTORA inglesa Charli XCX e a da rapper brasileira Karol Conka; a mostra de cinema retrospectiva e masterclasses com o premiado diretor Kevin Macdonald; e a homenagem à escritora J.K. Rowling, com exibição de todos os filmes da saga Harry Potter. Além disso, o festival tem espetáculos de teatro nacionais e internacionais, como o monólogo 'The Letter: To be or to MBE', com um dos maiores nomes britânicos do hip hop, Jonzi D.

Great People of Britain: É Brit, é Pop, é Cult, é Great!
O tema central do Festival ganha exposição própria no Centro Cultural São Paulo. De 27 de maio a 18 de junho o público poderá fazer um passeio interativo no universo britânico, que destaca temas contemporâneos por meio das personalidades atuantes, como a cantora Adele, o artista Banksy e o ex-jogador de futebol David Beckham, sem deixar de lado ícones que fizeram a história do Reino Unido, como Charles Chaplin, George Orwell, Charles Darwin e Stephen Hawking. Além disso, parte da exposição será itinerante, a Bike Book, uma biblioteca móvel que destacará livros britânicos de grandes autores, se fixará aos domingos na Casa das Rosas, na Avenida Paulista.

Música
A londrina Charli XCX é a atração principal do show gratuito que acontece no dia 11 de junho, no Memorial da América Latina. Também sobe ao palco um dos grandes nomes da música brasileira, a rapper Karol Conka, que além de cantar seus maiores sucessos, traz em seu setlist algumas canções em homenagem a David Bowie com releituras de músicas do camaleão do rock. Ouça aqui a playlist do festival.

Cinema
A 'Mostra Kevin Macdonald - Um Olhar Plural', que acontece no Museu da Imagem e do Som entre os dias 06 e 10 de junho, é composta por uma retrospectiva com nove filmes do diretor ganhador de um Oscar, Kevin Macdonald, e duas masterclasses ministradas por ele, nos dias 07 e 08 de junho, com as temáticas ficção e documentário. Serão exibidos nove filmes: O Último rei da Escócia; Munique, 1972: Um Dia em Setembro; Marley; Being Mick; Mar Negro; Essa é a Minha Vida; A Águia da Nona Legião; Intrigas de Estado e A Vida em Um dia.

O 21º Cultura Inglesa Festival também apresenta a primeira maratona Harry Potter gratuita em São Paulo, todos os filmes da saga serão exibidos nos dias 16, 17 e 18 de junho. Os dois últimos filmes da saga serão exibidos em sessões ao ar livre nos Jardins Suspensos do Centro Cultural São Paulo.

Teatro
A programação de teatro conta com duas montagens nacionais inéditas vencedoras do edital da Cultura Inglesa e dois espetáculos internacionais selecionados no Edinburgh Festival Fringe - o maior festival de artes do mundo, que acontece na cidade de Edimburgo, na Escócia.

'Unfaithful', escrita pelo irlandês Owen Maccfferty, ganha pela primeira vez uma montagem brasileira e fica em cartaz de 8 a 11 de junho sob direção de Lavínia Pannunzio, atriz e dramaturga que recebeu diversos prêmios, entre eles APCA e Coca-Cola/Femsa. No centro da trama, os personagens Joan, Tom, Peter e Tara expõem em cena desejos não expressos, arrependimentos e conversas adiadas.

'Swallow', em cartaz de 15 a 18 de junho, é fruto da novíssima dramaturgia britânica. O texto escrito pela autora escocesa Stef Smith, teve sua estreia no Festival de Edimburgo em agosto de 2015, e agora ganha remontagem inédita no Brasil, sob direção de Bruno Perillo, ator e diretor indicado ao Prêmio Shell pela direção musical da peça Querô. A montagem conta a história de três personagens, cada qual em estados distintos de vida, que têm suas trajetórias cruzadas.

O espetáculo dedicado à saga Senhor dos Anéis, escrita por J.R.R. Tolkien, 'One Man Lord Of The Rings' será apresentado dias 27 e 28 de maio, na sala Paschoal Carlos Magno, dentro do Teatro Sérgio Cardoso. Na peça, o ator Charles Ross apresenta o hilariante one-man-show, onde sozinho, faz todos os papéis, canta a música, e luta as batalhas.

De 10 a 14 de junho, a lenda do teatro hip hop Jonzi D. se apresenta com o espetáculo 'The Letter: To be or to MBE'. A montagem mistura rimas autorais, música, gestos e passos de break e humor inteligente ao vivo, Jonzi D, um dos mestres do hip hop theater, apresenta o espetáculo inédito no Brasil. O roteiro apresenta seu dilema entre aceitar ou não o convite para se tornar Membro do Império Britânico.

Dança
As apresentações dos espetáculos de dança 'Cansei de Ser Sereia' acontecem entre os dias 25 e 28 de maio, na Galeria Olido. Criado pela Cia Perversos Polimorfos, com direção de Ricardo Gali, a montagem é inspirada na música e no videoclipe 'Spectrum', da banda britânica Florence + The Machine e remixada pelo DJ Calvin Harris.

Inspirada na música 'Horses in my Dreams', de PJ Harvey, o espetáculo de dança 'Égua', fica em cartaz de 1 a 4 de junho na Galeria Olido. As artistas Josefa Pereira e Patrícia Bergantin, investigam como o imaginário de força e beleza em torno de um cavalo é imediatamente colocado em cheque quando observado a partir do gênero feminino.

Artes Visuais
A programação de artes visuais, em cartaz de 28 de maio a 18 de junho nas galerias do Centro Brasileiro Britânico, conta com três projetos vencedores do edital da Cultura Inglesa. 'God Save the Queen', do artista Felipe Oliveira Melo apresenta o resultado da imersão na vida da monarca britânica Elizabeth II, com imagens que apresentam a trajetória da vida da rainha.

A exposição '57 Belsize Park', da artista Maristela Cabello é formada por mais de 50 obras que reúnem projeção, fotografias e colagens. As obras foram inspiradas a partir da coleta de objetos pessoais abandonados e desprezados na desmontagem de um apartamento em Londres. Sua pesquisa reflete sobre a memória e o afeto contido nos objetos que já pertenceram ao outro.

'There is no Supper' é uma mostra inspirada na série de serigrafias 'The Last Supper', criadas pelo artista britânico Damien Hirst em 1999 e retrata a investigação do artista Fábio Flaks, que teve como foco principal lançar um olhar mais atento às ambiguidades da vida cotidiana. A mostra é formada por pinturas a óleo sobre telas de dimensões variadas, que representam as faces opostas de algumas das caixas de medicamentos, criadas por Hirst em ‘The Last Supper’.

Kids Festival
O final de semana dos dias 3 e 4 de junho concentram as atrações especiais para as crianças com espetáculos, oficinas e instalação temática na unidade Cultura Inglesa-Pinheiros. Duas peças de teatro infantil fazem parte da programação: 'Skellig', espetáculo cujo texto é do britânico David Almond, sob direção de Cristiane Paoli Quito; já a 'A Máquina de Voar', baseada no texto do britânico Phil Porter, conta a história de duas crianças internadas em um hospital cujas vidas mudam completamente com a chegada de um novo garoto.

Outro destaque da programação para crianças são as duas oficinas ministradas pelo grupo Anima Mundi. Na Oficina de Stop Motion com Massinha, os participantes poderão criar as suas próprias animações, produzindo o roteiro e moldando os personagens em massinha que ganharão vida a partir da técnica de stop motion. Já na Oficina de Stop Motion Pixilation os pequenos poderão produzir um filme realizado a partir da técnica de stop motion pixilation, que consiste em animar as cenas baseadas na sequência de fotografias, feitas quadro a quadro, dos atores em ação.

Confira a programação completa do festival no site culturainglesasp.com.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus