Time Out São Paulo

Virada Cultural 2017

Este evento terminou

Virada Cultural 2017

Data 20-21 Mai

Horário de abertura Confira os locais e horários das atrações na programação.

Com uma programação recheada de shows, concertos, teatro, dança, atividades para crianças e muito mais, a Virada Cultural 2017, marcada para os dias 20 e 21 de maio, promete muito lazer e entretenimento para a cidade. Envolta em polêmicas com as mudanças anunciadas pela administração do prefeito João Dória, que chegou a anunciar que a Virada seria toda confiada à área do autódromo de Interlagos, a 13ª edição do evento ainda segue com boa parte de suas
atividades nas ruas do Centro, além de centros culturais. A ideia do atual prefeito, porém, não foi totalmente descartada. Com isso surge a Virada Descentralizada, programação que promete levar atrações para todos os cantos da capital.

MÚSICA
Assim como nas edições anteriores, a Virada Cultural 2017 traz uma grande diversidade de shows de todos os gêneros. Entre os destaques: Falamansa, É o Tchan, Gretchen, Molejo, Liniker, Samba da Vela, Simoninha, Thaíde, Titãs, Daniela Mercury, Fafá de Belém, Planta e Raiz, Diogo Nogueira, Alcione, Fundo de Quintal, Mato Seco, Mano Brown, Guilherme Arantes, Erasmo Carlos, entre outros.

Centro
O Centro recebe sete circuitos culturais com programação diversificada. Um cortejo circulará no trajeto entre as ruas Xavier de Toledo, Conselheiro Crispiniano e as avenidas São João, Ipiranga e São Luís, começando na madrugada do domingo e se estendendo por todo o dia.

Anos 1990: A banda É o Tchan se apresenta com seus cantores originais, Beto Jamaica e Compadre Washington, seguida pelo Grupo Molejo, pela cantora Gretchen e um inusitado encontro entre o cantor Tiago Abravanel e o Ballet Plus Size.

Tributos: O palco montado no Boulevard São João é dedicado a artistas que prestam homenagens a grandes cantores e compositores. Entre os destaques: Curumin abre a programação com uma homenagem a Stevie Wonder, a partir das 18h do sábado. No domingo, às 6h, Andre Frateschi e a banda Heroes relembram o vasto legado artístico e musical de David Bowie e, na sequência, é a vez de Filipe Catto apresentar o repertório de Cássia Eller. Às 15h, Roberta Miranda interpreta canções de Roberto Carlos no show ‘Roberta Canta Roberto’.

Samba e forró: A famosa esquina das avenidas Ipiranga e São João recebe programação especial de samba, inclusive com show do Samba da Vela, na madrugada de domingo. O grupo Samba Delas, formado só por mulheres, se apresenta às 9h30, seguido do show da cantora Verônica Ferriani, às 11h30. O encerramento acontece no domingo, às 15h30, com a apresentação do sambista Douglas Germano. Para quem curte dançar coladinho, o forró irá tomar conta da Praça do Patriarca, com shows da dupla Caju e Castanha, às 4h; o baião tradicional do Xaxado Novo, às 8h; e apresentação da cantora e sanfoneira Adriana Sanchez, às 10h. O encerramento fica a cargo do Trio Virgulino, às 18h.

Hip-hop: No Largo São Bento, local que remonta o início da história do movimento hip-hop na cidade de São Paulo, acontece um grande encontro de hip-hop, que traz nomes como Back Spin Crew, Sharylaine e Dj Hum. O hip-hop também terá espaço na rua 24 de maio, que recebe apresentações de Edi Rock, KL Jay ao lado do rapper Xis, além de um show de encerramento com Thaíde.

Virada Descentralizada
Novidade desta edição, a Virada Descentralizada leva o evento para novos espaços públicos em bairros mais distantes do Centro. Entre os shows e atividades artísticas de várias linguagens, destaque para as apresentações de Daniela Mercury, Liniker, MC Gui, As Bahias, Jaloo e a Cozinha Mineira, Fafá de Belém e Olodum.

Sambódromo: O local recebe shows da cantora Daniela Mercury, Fafá de Belém e Olodum, além de manifestações populares e discotecagem ao longo de seu percurso.

Chácara do Jockey: O palco principal da Chácara do Jockey traz apresentações de Liniker e da banda de reggae Ambulantes. Paralelamente, em outro palco, se apresentam As Bahias e a Cozinha Mineira e o duo argentino de cumbia Faauna. A área de piquenique recebe o cantor e DJ Jaloo, Siba, além da festa Calefação Tropicaos. Já no Coreto, acontece o encontro Slam das Minas e um show do rapper Rico Dalasam. Enquanto isso, a pista de skate recebe as festas de sistema de som Dubversão e Gueto pro Gueto, com a cantora Lei Di Dai.

Autódromo de Interlagos: Ponto de maior polêmica quando foram anunciadas mudanças na tradicional Virada Cultural, o Interlagos recebe uma programação voltada à família ao longo do domingo, dia 21, com apresentação da Cia. PiA Fraus, que encena a montagem Bichos do Brasil, às 9h. À tarde, a partir das 15h, MC Gui sobe ao palco e canta seus sucessos, entre eles ‘O Bonde é seu’. Artistas circenses como malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços estarão distribuídos por todo o local. Uma feira gastronômica garantirá a alimentação do público.

Centros culturais: A rede de equipamentos culturais municipais integra o evento de forma inédita, com uma programação exclusiva pensada para que o público conheça estes espaços e volte a frequentá-los. Centros Culturais, Casas de Cultura, Bibliotecas e Teatros Municipais também terão uma programação especial durante o fim de semana da Virada. Erasmo Carlos e Vanusa se apresentam no Centro Cultural da Penha. Tribo de Jah é uma das atrações do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Mano Brown se apresenta no Centro Cultural Palhaço Carequinha e Ratos de Porão no Centro Cultural da Juventude.

Casas culturais: 10 Casas de Cultura integram a programação. A Casa de Cultura do Butantã recebe show da banda Mustache & Os Apaches e a apresentação do espetáculo teatral ‘Cárcere’, com Vinicius Piedade. No Campo Limpo, sobem ao palco Nanny Soul & Banda e no Itaim Paulista a sambista Roberta Oliveira & O Bando de Lá.

ARTE E TEATRO
O público também poderá aproveitar as sessões gratuitas dos 40 teatros independentes que integrarão a programação da Virada Cultural, assim como os circos localizados em vários bairros da capital. A Secretaria Municipal de Cultura oferecerá gratuitamente as sessões de sábado à noite em cada um dos teatros.

Centro
Vale do Anhangabaú: Espetáculos de teatro musical se revezam no palco. ‘Alegria, alegria’, musical sobre os 50 anos da Tropicália com Zélia Duncan e um elenco de 15 atores, chega aos palcos da cidade neste mês e já faz uma apresentação especial no domingo, dia 21, às 16h. Grande sucesso em cartaz, o espetáculo ‘Gota D’água a Seco’ acontece no sábado, dia 20, às 21h e traz a atriz e cantora Laila Garin no elenco. Um musical que narra a trajetória artística da cantora Wanderléa, batizado de ‘60! Década de Arromba’, promete emocionar fãs da Jovem Guarda no domingo, dia 21, às 13h. Completam a programação ‘Beatles num Céu de Diamantes’, criado pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho e baseado nas composições do quarteto inglês, além de ‘Carrossel, o musical’, voltado para o público infanto-juvenil, que traz elementos originais da novela como parte do cenário da escola.

Biblioteca Mário de Andrade: A programação da biblioteca traz como foco leituras dramáticas, intervenções, teatro e música. Entre as leituras dramáticas, que terão textos de Plinio Marcos, os destaques são a atriz Lília Cabral, que apresenta ‘Navalha na Carne’. Na sequência, o ator Sérgio Guizé interpreta ‘Querô’. Às 6h, Mário Bortolotto e Paulo César Pereio encenam ‘Dois perdidos numa noite suja’. Vera Fischer sobe ao palco para ler textos de personagens femininas do autor, às 10h, no domingo.

Theatro Municipal: A Orquestra Bachiana regida pelo maestro João Carlos Martins se apresenta ao lado da bateria da escola de samba Vai-Vai, às 2h. O encerramento, às 18h, ficará por conta do cantor português de fado Camané.

Largo do Paissandu: A praça concentra atrações circenses e uma lona que recebe programação do Grupo Ares, Palhaça Rubra, VaiqueeuVOO, compalhaçaria, Irmãos Becker, entre outros. Manifestações de cultura popular como congada, maracatu e samba de roda estarão reunidas entre as ruas 7 de Abril e Xavier de Toledo. Entre as atrações que integram essa programação estão os Favoritos da Catira, Congada de Santa Efigênia, Samba de Roda da Nega Duda, Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene, entre outros.

Virada Descentralizada
Bibliotecas municipais: As bibliotecas contam com espetáculos teatrais, intervenções e shows musicais. A Biblioteca Brito Broca, em Pirituba, recebe o encontro ‘Rachão Poético’, da Copa Mundão de Poesia, além do Sarau do Cravo & O Escambo Cultural. O músico e compositor Andrei Furlan faz um show na Biblioteca Camila Cerqueira César, no Butantã, enquanto a Biblioteca Rubens Borba de Moraes, em Ermelino Matarazzo, recebe o teatro de bonecos ‘BuZum!’, com a Cia. Mamulengo.

VIRADINHA
A Viradinha, que traz uma programação especial voltada para crianças, acontece em diversos espaços da cidade. Na Biblioteca Monteiro Lobato haverá atividades de pintura de rosto, além de espetáculos como ‘A Princesa Engasgada’, da Fantástica Trupe. No Parque Chácara do Jockey, as crianças e a família podem conferir os shows infantis ‘Beatles para crianças’, grupo que apresenta canções do quarteto de Liverpool de forma divertida; os Irmãos Becker, com apresentações de circo malabarístico, e o espetáculo ‘Bichos do Brasil’, da PiA FraUs. Já no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes recebe o show do Kiss for Kids, que traz músicas da banda de rock Kiss. No Largo do Rosário, na Penha, haverá espetáculos interativos como ‘Mad Science’ e baile de frevo, enquanto na Praça do Campo Limpo e no Parque do Carmo acontecem atividades de contação de histórias e oficinas.

CINEMA
No campo do cinema, destaque para a programação do Sesc, que vem recheada de clássicos; e da Virada Phenomena 2017, do projeto Cine Phenomena, que promete 20 horas de com cults de vários gêneros.

Sesc Itaquera
De 5 de abril a 4 de junho

Cine Olho
Intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. A instalação traz três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas de humor inusitadas deste cinema de atrações.

De 22 de abril a 3 de junho

A Arte da Pantomima
Vivência baseada nos filmes exibidos no Cine Olho, onde os expectadores poderão experimentar a imersão em pantomima através da maquiagem e interpretações gestuais. A pantomina é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica: a arte de narrar com o corpo, o seu principal instrumento de comunicação.

Sábado, 20 de maio

19h - As Bicicletas de Belleville (Les triplettes de Belleville, Sylvain Chomet, França, 2003)
O filme conta a história de Champion, um garoto solitário, que só se sente feliz quando está em uma bicicleta. A avó do garoto incentiva seu treinamento para que ele possa tornar-se um campeão e participar da competição Tour de France, principal competição ciclística do país. No entanto, durante o campeonato, Champion é sequestrado e sua avó com seu cachorro partem em sua busca, chegando a uma grande cidade chamada Belleville.

Sesc Campo Limpo

Sábado, 20 de maio
19h - Sabotage: Maestro do Canão (Ivan Vale Ferreira, Brasil, 2015)
Sabotage abre sua mente neste documentário inédito, soltando o verbo espontâneo, sincero e profundo. Discute a infância, o ócio, a rua, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro, como uma antena que capta e emite realidade em todas as direções. Imagens inéditas, depoimentos de diversos músicos e pessoas ligadas a ele demonstram a importância desse artista que misturou estilos e se tornou uma lenda após sua morte.

Sesc Belenzinho

Sábado, 20 de maio
19h a 1h - Japão, Eu Estive Lá
Samurais, Harajukos, Cosplay, Gueixas e uma viagem para as diferentes paisagens, estilos e culturas do Japão. Do tradicional ao Pop os participantes serão imersos nestes cenários de uma maneira interativa e lúdica através das técnicas de Chroma Key.

A instalação é um estúdio de chroma key onde os participantes poderão previamente escolher em um Menu de cenários aonde ele gostaria de ir no Japão - e encontraram figurinos e acessórios inspirados por estas locações.

Além de se verem com a ajuda de um monitor e interagirem com o cenário virtual, o público terá a sua imagem salvo e compartilhado em um perfil exclusivo no Instagram.

22h - Rashomon (Akira Kurosawa, Japão, 1950)
Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século 11. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas – do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.

Domingo, 21 de maio
0h - Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jô, Akira Kurosawa, Japão, 1957)
Japão, século XVI. As guerras civis sacodem o país. Dois valentes samurais, os generais Washizu Taketori e Miki, regressam aos seus domínios depois de uma batalha vitoriosa. No caminho, uma misteriosa senhora profetizao futuro de Washizu: o guerreiro se converterá no Senhor do Castelo do Norte. A partir deste fato Washizu, auxiliado por sua esposa Asaji, se vê imerso numa trágica e sangrenta luta pelo poder.

17h - O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti, Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2010)
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

Sesc Santo Amaro

Sábado, 20 de maio
22h - Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Randal Kleiser, EUA, 1978)
Califórnia, década de 50. Sandy e Danny trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália quando o verão acabar. No entanto, Sandy fica nos Estados Unidos e se matricula na mesma escola de Danny. O amor será mais forte que as diferenças entre eles?

Domingo, 21 de maio
13h - Billy Elliot (Stephen Daldry, Reino Unido, França, 2000)
Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

CineSesc

Sábado, 20 de maio
18h - Trainspotting: Sem Limites (Danny Boyle, Reino Unido, 1996)
Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton, um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy, um atleta responsável; Spud, um bobalhão de bom coração e Begbie, um violento sociopata.

20h - Sid e Nancy (Alex Cox, Reino Unido, 1986)
Baixista do grupo Sex Pistols, ícone do punk rock inglês do final dos anos 70, Sid Vicious já vivia uma vida problemática e revoltada como bom artista punk. Mas seu comportamento só piorou depois de conhecer a jovem Nancy Spungen, com quem experimentou momentos de extrema loucura, muitas vezes regado à drogas e álcool, afastando o músico da banda.

22h - T2: Trainspotting (Danny Boyle, Reino Unido, 2017)
Renton retorna à cidade natal depois de vinte anos de ausência. Hoje, ele é um homem novo, com um emprego fixo e livre das drogas. Os amigos não tiveram a mesma sorte: Sick Boy comanda um comércio fracassado, Spud continua dependente de heroína e Begbie está na prisão. Aos poucos, Renton revela que sua realidade não é tão positiva quanto ele mostrava, e volta a praticar os crimes de antigamente.

Domingo, 21 de maio
0h - Polyester (John Waters, EUA, 1981)
Divine é Fancine, uma mãe de família que luta para salvar seu casamento e seus filhos. Mas as coisas não são fáceis para a pobre Francine, que logo descobre que seu marido tem um caso com a secretária, que sua filha é ninfomaníaca e seu filho, um maníaco pedólatra. As circunstâncias a levam a cair na bebida e chegar ao fundo do poço. Felizmente, com a ajuda de uma amiga - sua ex-empregada que virou milionária - Francine consegue dar a volta por cima.

2h - The Doors (Oliver Stone, EUA, 1991)
Anos 60. A ascensão de Jim Morrison, vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson e com a jornalista Patricia Kennealy, uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo.

16h - Edukators (Hans Weingartner, Alemanha, Áustria, 2004)
Jan e Peter são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se auto-denominam "Os Educadores", rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto.

O evento Virada Phenomena 2017 comemora os três anos de existência do Cine Phenomena, projeto especializado em exibições de filmes de fantasia, horror e ficção científica que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A maratona traz 20 horas de programação com um caldeirão subversivo de clássicos cult e novos talentos.

22h - Barbarella, França / Itália, 1968, 98 min, 16 anos, Bluray, legendado.
Direção: Roger Vadim
Elenco: Jane Fonda, John Phillip Law, Anita Pallenberg
Considerado a primeira adaptação dos quadrinhos diretamente para o cinema (antes, o público só acompanhava seus heróis em tele-séries), Barbarella passa-se no século 40, numa sociedade que não conhece os prazeres do sexo, uma vez que conseguem atingir esse prazer através de produtos farmacêuticos. Nesta sociedade vive Barbarella que é recrutada pelo Presidente da Terra para resgatar o cientista Durand-Durand a fim de salvar o planeta. Incoerente, excessivo, polarizador e extremamente sensual, o filme é um pequeno milagre da cultura pop que não se leva a sério mas se garante como uma das obras de arte mais peculiares já registradas em celulose.

0h - Phantasm, EUA, 1979, 88 min, 16 anos, Bluray, legendado.
Direção: Don Coscarelli
Elenco: A. Michael Baldwin, Bill Thornbury, Reggie Bannister
Phantasm é uma franquia que nunca ficou famosa no Brasil mas que tem uma base de fãs bem sólida em outras partes do globo. É cinema barato que apela para a criatividade resultando em algo realmente único. Dirigido, escrito, fotografado, co-produzido e editado pro Coscarelli com um orçamento de 300 mil dólares, atores amadores e gravado só aos finais de semana. Cinema independente até a última gota de suor, que chega as telas do Cine Phenomena em cópia restaurada como nunca se viu por essas bandas. Com suas esferas mortíferas de prata voando, seus anões mutantes encapuzados e, claro, a figura imponente do vilão "The Tall Man", as imagens evocadas por esse estranho filme vão permanecer gravadas na psique dos sagazes cinéfilos que colarem em nossa sessão da meia noite.

2h - Donnie Darko, EUA, 2001, 113 min, 16 anos, Bluray, legendado.
Direção: Richard Kelly
Elenco: Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Mary McDonnell
A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado. Mais um clássico que seu projeto de cinema favorito traz para as telas em magnífica versão restaurada (corte original, nada de versão do diretor por aqui freaks).

4h20 – Terror nos Bastidores / The Final Girls, EUA, 2015, 88 min, 16 anos, Bluray, legendado
Direção: Todd Strauss-Schulson
Elenco: Taissa Farmiga, Malin Akerman, Adam Devine
Durante uma sessão especial do filme mais famoso de sua falecida mãe, uma atriz que ficou marcada pelo papel em um clássico do terror trash dos anos 80, Max e seus amigos acabam presenciando um incêndio dentro da sala de cinema. Enquanto tentavam escapar, inexplicavelmente, eles vão parar dentro do filme, onde precisam se adaptar ao roteiro enquanto lutam para sobreviver aos ataques do assassino mascarado, além de encontrar um jeito de voltar para casa. Essa ideia extremamente criativa e completamente surtada que rege o filme entrega um presente á toda uma geração de fãs do bom e velho horror trash, além de uma declaração de amor ao universo dos slashers oitentistas.

6h10 – The end of Evangelion / Shin seiki Evangelion Gekijô-ban: Air/Magokoro wo, kimi ni,
Japan, 1997, 90 min,16 anos, Bluray, legendado
Direção: Hideaki Anno, Kazuya Tsurumaki
Elenco: Megumi Ogata, Megumi Hayashibara, Yûko Miyamura
‘The End of Evangelion’ é na verdade composto por dois episódios que apresentam um final alternativo ao final da serie ‘Neon Genesis Evangelion’ apresentado na televisão. Partindo de lugares-comuns típicos do anime, apresenta o expectador a um mundo pós-apocalíptico atormentado ocasionalmente por seres monstruosos dotados de poderes sobrenaturais, cabendo ao personagem principal – Shinji, um garoto aparentemente ordinário e de aspecto frágil – a tarefa de salvar a humanidade.

8h10 – Belladonna of Sadness / Kanashimi no Beradonna, Japan, 1973, 86 min, 16 anos, Bluray, legendado
Direção: Eiichi Yamamoto
Elenco:Tatsuya Nakadai, Katsuyuki Itô, Aiko Nagayama
Belladonna é a terceira animação da chamada trilogia Animerama, filmes de temática adulta dentro de um conceito concebido por Osamu Tesuka quando ele trabalhava ativamente em seu estúdio Mushi Production, entre as décadas de 1960 e 1970. O filme combina fantasia medieval estilo Tolkien, imagens de demônios saídos de cartas de tarô inspiradas em artistas como Gustav Klimt [pintor simbolista austríaco], Egon Schiele [pintor expressionista também da Áustria] e Guido Crepax [quadrinista italiano, criador da personagem Valentina], um erotismo gráfico e perturbador e uma trilha sonora psicodélica para explodir o seu cérebro.

A trama é inspirada em "La Sorciere" (que, em inglês, ganhou o título de Satanism and Witchcraft), livro publicado em 1862 e escrito pelo historiador francês Jules Michelet. Considerado uma espécie de manifesto proto-feminista, o livro defendia que a bruxaria medieval era um ato de rebelião popular contra a opressão do feudalismo e da Igreja Católica – e tal rebelião tomou a forma de uma religião secreta inspirada pelo paganismo e que tinha mulheres como suas líderes. Demoraram 43 anos para essa pérola ser restaurada e emergir acessível em alta resolução novamente, e é com muito orgulho que apresentamos Belladonna of Sadness em nossa sessão da alvorada!

10h - Santa Sangre, Itália / México, 1989, 123 min, 16 anos, Bluray, legendado
Direção: Alejandro Jodorowsky
Elenco: Axel Jodorowsky, Blanca Guerra, Guy Stockwell
Imaginem um Federico Fellini na sua fase mais maluca nos anos setenta, mas em versão esteticamente e conceitualmente hardcore. É mais ou menos o que esperar de ‘Santa Sangre’. Só que a tarefa de descrever os filmes de Jodorowsky nunca é das mais simples e alguns detalhes sempre se perdem pelo caminho. Eles precisam ser vistos e revistos, vislumbrados, admirados, sentidos, refletidos… ‘Santa Sangre’ é essencialmente visual, e são poucos os filmes que transcendem sobre o nosso cérebro com suas imagens transformando em verdadeiras experiências sensoriais.

12h20 – Coração Satânico
Angel Heart, Reino Unido / Canada / EUA, 1987, 113 min 16 anos, Bluray, legendado
Direção: Alan Parker
Elenco: Mickey Rourke, Robert De Niro, Lisa Bonet
Em 1955, na cidade de Nova York, o detetive particular Harry Angel (Mickey Rourke) é contratado pelo misterioso cliente Louis Cyphre (Robert De Niro) para encontrar um cantor, conhecido como Johnny Favorite, que sumiu há doze anos. O problema é que quanto mais se aprofunda na investigação, mais confuso Harry fica, envolvendo-se com pessoas estranhas, que curiosamente morrem logo após entrar em contato com ele. Nesta jornada, Harry conhecerá um mundo místico e encontrará um caminho sem volta.

14h40 – Assassinos por Natureza (Uncut) / Natural Born Killers, EUA, 1984, 165 min,16 anos, Bluray, legendado
Direção: Oliver Stone
Elenco: Woody Harrelson, Juliette Lewis, Tom Sizemore
Assassinos por Natureza, na época de seu lançamento, foi um filme polêmico, não somente pela sua temática mas também pelas declarações de seu diretor, Oliver Stone, de que este seria o novo Laranja Mecânica (A Clockwork Orange/1971, de Stanley Kubrick), o novo manifesto sobre a violência e suas causas, nos anos 90. Muita gente não gostou, por exatamente comparar a "versão" anos 90 com a obra-prima de cineasta inglês. Mas não importa muito quem gostou e quem não gostou, o que interessa é a inovação estilística utilizada por Oliver Stone ao misturar diversas linguagens visuais dentro de um único filme e a química que permeia as atuações estelares de Harrelson e Lewis. "Assassinos por Natureza" conta a história de Mickey e Mallory Knox, os mais carismáticos serial killers de todos os tempos.

GASTRONOMIA
A Praça Dom José Gaspar recebe no domingo uma feira com 23 Cervejarias Artesanais apresentando a preços acessíveis rótulos como a premiada Caravan Beer, além de Satélite, Caverna entre várias outras. A Feira é uma iniciativa do grupo de cervejeiros artesanais ConfraBeerSP.

Por todo o Centro de São Paulo, os Food Trucks estarão estacionados da Rua Xavier de Toledo até o Largo São Francisco, passando pelo Viaduto do Chá. Feiras temáticas como a Oriental e a Nordestina estarão na Praça dos Correios e na Praça do Patriarca.

Os restaurantes do Centro também integram a festa. Os populares e premiados Bar da Dona Onça e Casa do Porco Bar estarão servindo comida no sábado e domingo. O Bar da Dona Onça prepara sua Galinhada Modernista com Gema de Ovo Curada e a Casa do Porco Bar serve o seu Sanduíche de Porco e o novo Misto Quente com Presunto Real Rueda e Queijo Pardinho. Tanto a Galinhada Modernista como os Sanduíches da Casa do Porco saem a R$ 15.

A Viradinha recebe a Feira Orgânica Vegana Sustentável. No Anhembi, comidas leves e Food Trucks vão dar o tom da celebração. O Autódromo de Interlagos, que terá atrações para o público jovem contará com uma exclusiva feira de Food Trucks. 

Confira a programação completa da Virada Cultural no site viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus