Time Out São Paulo

Parada do Orgulho LGBT 2017

Este evento terminou

Parada do Orgulho LGBT 2017

Data Dom 18 Jun

Horário de abertura 10h-18h.

Avenida Paulista, 1578, Bela Vista

Estações próximas
Trianon-Masp

É tempo de Parada Gay mais uma vez, e a comunidade LGBT – acompanhada de pais, irmãos, primos e amigos héteros – , estará em massa na Avenida Paulista no dia 18 de junho para a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT. O evento, considerado um dos maiores do planeta, deve atrair milhares de pessoas, entre visitantes e paulistanos.

Com o tema 'Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico', a festa tem como um dos destaques o trio elétrico comandado pela cantora baiana Daniela Mercury, conhecida por defender as causas LGBT. Outra grande atração é a participação de uma das drag queens mais conhecidas do Brasil, Paullete Pink. Ao fim do percurso, previsto para a região central, quem anima o encontro é a discotecagem do DJ Adipe.

O evento começou em 1996 com parcos 300 participantes, mas, desde lá, a Parada alcançou proporções épicas, atingindo o número (um tanto superestimado) de 3 milhões de pessoas. Isso é que é ter orgulho!

Com mais de 80 locais gay friendly, São Paulo, o quarto melhor destino gay do mundo segundo o GayCities tem tudo o que o visitante procura: bares, restaurantes, cafeterias, casas noturnas e uma infinidade de locais abertos à diversidade. Para ter acesso à lista especial com alguns lugares gay friendly, acesse lgbt.spturis.com.br.

Feira
Visitantes de outras cidades e moradores que quiserem curtir o clima da Parada antes do evento no domingo, poderão aproveitar a Feira Cultural LGBT no Vale do Anhangabaú, no dia 15 de junho (quinta-feira).

Cinema
Dentro da programação do Mês do Orgulho LGBT 2017, a Associação da Parada do Orgulho LGBT promove uma mostra de cinema nos dias 12, 13 e 14 de Junho, no Caixa Belas Artes. Confira a programação completa no site paradasp.org.br.

Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo traz uma programação especial para o fim de semana da Parada LGBT. A iniciativa integra a programação oficial do evento oferecendo atrações ao público que estará na cidade neste período com atividades culturais que abordam as questões de gênero e sexualidade. Confira a programação no site paradasp.org.br.


DICAS DE TRANSPORTE E SEGURANÇA

Segurança
Com milhões de pessoas lotando a Avenida Paulista e arredores, há sempre a possibilidade de pessoas mal-intensionadas, ávidas por uma oportunidade para atacar. Fique atento! Não use jóias, não leve seu passaporte, cartões de crédito, celulares caros e câmeras. Deixe-os em casa ou no cofre do hotel em que estiver hospedado (para quem não for da cidade). Carregue apenas uma quantidade essencial de dinheiro e apenas um documento com foto. Os bolsos da frente são mais seguros, e esconder o dinheiro pelo corpo é uma ideia ainda melhor.

Álcool e drogas fazem parte da celebração de muitas pessoas e algumas delas acabam tornando-se inconvenientes. Para evitar esse tipo de problema, chegue à Parada cedo, perto do meio-dia, e considere a possibilidade de ir embora às 15h ou 16h. Haverá muita gente espremida na Paulista. Mesmo que isso faça parte da diversão – você fará muitos amigos com facilidade. Se odeia multidões, o evento não é para você.

Assédio
Infelizmente, muitas mulheres são alvo de assédio sexual por parte dos homens na Parada, e o número de casos vem aumentando com o passar dos anos. A maneira mais fácil e segura de evitar isso é ignorar esse tipo de pessoa e simplesmente sair de perto dela. Haverá policiais militares e guardas municipais por perto, caso as coisas fiquem mais graves.

Chegada e saída
A maneira mais eficiente de chegar na Parada é usando o metrô. As estações mais próxima do local são Trianon-Masp e Consolação, da linha verde, que estão na Avenida Paulista. Se as coisas começarem a dar errado e você precisar de um ar, desça alguma rua em direção ao Jardins, área ao sul da Paulista. Para voltar, há várias opções para quem quiser abandonar o barco no meio do caminho: estações Paulista e República. Lá você poderá descansar e tomar um café para relaxar. A festa segue na direção oposta.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus