Time Out São Paulo

Amaphiko Festival

Este evento terminou

Amaphiko Festival

Data Dom 02 Jul

Horário de abertura 11h-21h.

Red Bull Station
Praça da Bandeira, 137, Centro

Telefone 3107-5065

O festival apresenta shows, oficinas, debates e mostras no prédio do Red Bull Station e no seu entorno. São cinquenta projetos criativos e transformadores de diferentes lugares do Brasil. Um palco-móvel será um dos destaques do evento. A cantora, bailarina e compositora da Guiné, Fanta Konate, abre a programação, seguida pelos Batuqueiros do Silêncio, grupo de percussão formado por pessoas com deficiência auditiva, que se apresentarão junto aos bailarinos do Instituto Movimentarte.

Também haverá dança com o grupo Gumboot Dance Brasil, que vai apresentar o espetáculo 'Yebo', e uma aula de funk e hip-hop com os cariocas do Favela em Dança. Uma edição especial do Sófálá: Slam de Poesia, que acontece mensalmente no Red Bull Station com apresentação de Emerson Alcalde e participação do DJ Erick Jay e diversos poetas, também está programado.

Para encerrar, um show da cantora e compositora Lei Di Dai, rainha do dancehall e idealizadora do projeto Gueto pro Gueto – Sistema de Som, com participações especiais de Slim Rimografia e Lurdez da Luz. A mestre de cerimônias do palco será Raquel, do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira.

Confira a programação completa:

Feira da Laje

11h às 18h
A laje do Red Bull Station recebe uma feira dedicada à alimentação, agricultura e saúde alimentar. Projetos como Raízs, Saladorama e Tipiti vão falar sobre seus negócios, além de expor seus produtos e trabalhos. Frutas, legumes e verduras orgânicos de pequenos produtores serão vendidos a preços acessíveis em comparação aos produtos do supermercado pelo Raízs. Durante todo o dia também serão vendidos hambúrgueres veganos do Move Institute.

15h30
Bate-papo sobre alimentação, sob o tema “Comida e o Feminino”, organizado pela iniciativa Comida do Amanhã.

Ateliês

11h às 18h
Empoderamento de mulheres artesãs: o Badu Design, de Curitiba, vai expor seus produtos de papelaria, e o Sereias da Penha, de João Pessoa, suas biojoias feitas com materiais orgânicos do mar. Ambos os produtos poderão ser adquiridos pelo público.

Sustentabilidade e justiça social na indústria têxtil: Os projetos Alinha e Roupa Livre se unem para tratar sobre os desafios na indústria da moda. Em um formato de oficina contínua, dois costureiros trabalharão juntos na produção de peças e na conscientização a respeito dos desafios da cadeia. Os interessados poderão aprender a usar as máquinas de costura, com o auxílio dos profissionais, para confeccionarem dois tipos de peças pré-moldadas: guardanapos e aventais. Depois de prontos, eles poderão levar os produtos para casa ou doarem para um dos projetos voltados para a alimentação (Saladorama, Raízs, Comida do Amanhã, Tipiti, Move Institute).

Consumo consciente e economias circular e colaborativa: os projetos Reverse e Tem Açúcar? vão expor suas ideias e seu potencial de transformação a partir de novas perspectivas do consumo, do descarte e do aproveitamento de produtos e resíduos.

Cidadania e educação política: apresentação dos projetos Politize e Fast Food da Política, que visam informar as pessoas sobre o sistema político brasileiro de maneira suprapartidária, didática e divertida. O Politize vai apresentar as funcionalidades de sua plataforma informativa e educativa, enquanto o Fast Food da Política vai propor jogos interativos a respeito do tema.

Makerspace

11h às 18h
Ciência, tecnologia e educação: os projetos Nina, BeOne, MeViro e Cientista Beta (selecionados para a Red Bull Amaphiko Academy desta edição) apresentarão um pouco de seus trabalhos e produtos, como em uma feira de ciências. Mais informações sobre esses projetos: http://win.gs/2sNsDXr. Pluvi.on e Pontos Cegos, ex-residentes do programa Red Bull Basement, também vão dividir as ideias de seus projetos. Mais detalhes sobre elas estão neste vídeo: http://bit.ly/2eSrXd4

18h
O projeto Embaixadores de Minas vai realizar uma oficina para jovens universitários propondo uma experiência focada no empreendedorismo de impacto social. É necessária a inscrição em http://win.gs/2sXEyCJ.

Painéis (auditório)

14h
Ativismo Espiritual com Marco Schultz (Simplesmente Yoga), Lauro Henriques Jr. (Palavras de Poder) e Monja Heishin Gandra (discípula de Monja Coen da Comunidade Zen Budista). O lado espiritual será discutido sem tabus – nos projetos, nas relações, na vida.
Para participar é necessária a inscrição em http://win.gs/2txwzJE.

16h
Diáspora Negra e AfroFuturismo com Diane Lima (AfroTranscendence), Yasmin Reis (Circuito Rolezinho) e Marcio Black (Coletivo Sistema Negro de Som).
A presença da cultura negra no Brasil: as origens, o presente e o futuro.

Para participar é necessária a inscrição em http://win.gs/2sY4LRN.

18h
LGBTQIA e Sexualidade Fora da Caixa com Priscilla Bertucci ([SSEX BBOX]), Luana Hansen (DJ/MC) e Assucena Assucena (As Bahias e a Cozinha Mineira).
Gêneros e as questões que envolvem o tema serão abordados neste painel. As pautas e as reivindicações de um movimento que se torna cada vez mais visível.

Para participar é necessária a inscrição em http://win.gs/2tx6Gd5.

Exposição

De 23/6 até 8/7
A galeria principal do Red Bull Station vai receber a exposição Ao Pé do Ouvido, ​com experiências e histórias das pessoas que receberam apoio para seus projetos pela Red Bull Amaphiko no Brasil. Por meio de fones de ouvido, o público poderá ouvir as histórias pessoais de cada um e detalhes dos projetos. Em uma parede, frases ditas pelos ex-participantes serão projetadas.

Shows e apresentações

11h30 - Fanta Konate
13h - Batuqueiros do Silêncio + Movimentarte
15h - Gumboot Dance Brasil
17h - Favela em Dança
18h30 - Sófálá: Slam de Poesia
20h - Lei di Dai + Slim Rimografia + Lurdez da Luz

Intervenções e Instalações
Na rua em frente ao Red Bull Station, que será fechada para carros, ocorrerá uma série de intervenções e instalações durante todo o dia. O projeto Criança Fala terá uma bolha de grandes proporções, criada pelo projeto Bizafra com ambientação da AMZ e do artista Feik, vai convidar os visitantes a entrarem em contato com sua criança interior.

Dentro dessa bolha, um ambiente imersivo será criado com plantas, brinquedos, sons do útero, risada de crianças. Papéis e canetinhas estarão à disposição para quem entrar na bolha se expressar livremente.

Já o projeto Navegando nas Artes, que atua no bairro do Grajaú à beira da represa Billings, trará um barco-instalação com vela para a paisagem urbana do Centro. Na passarela em frente ao prédio, o coletivo Imargem realizará uma intervenção do projeto cartograffiti, interagindo com o projeto Cidade Azul para conectar as pessoas com as águas que passam submersas e esquecidas debaixo de nossos pés.

O Pimp My Carroça apresentará uma instalação audiovisual em uma carroça de reciclagem, que possui sistemas de som e TV. Nela serão exibidos vídeos dos projetos do Red Bull Amaphiko. Outros projetos, como Brazilidade e Adeola, entrarão em contato com o público para compartilhar suas propostas de valorização do negro e das favelas e periferias.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus