Jogos de cultura

10 Nov 2011-15 Jan 2012

Cerca de 35 milhões de brasileiros jogam algum tipo de game

Divulgação

Este evento terminou

Até quem não se entusiasma com tecnologia já ouviu, pelo menos uma vez, o tu-tu-tu da trilha de abertura dos jogos Mario Bros. E mesmo quem não passou pela febre de capturar Pokémons nos consoles da Nintendo, no mínimo já escutou sobre os monstrinhos japoneses. Mas enquanto alguns insistem que videogames só servem para perder tempo e cansar o cérebro, outros ressaltam seu valor para a cultura pop. O diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), André Sturm, faz parte do segundo time. A exposição Game On, que será aberta no espaço neste mês, é prova disso. “O videogame é uma forma de arte que merece foco. Ele passou a fazer parte da vida das pessoas, mas ainda são poucos que concebem a prática como conteúdo de uma exposição. Queríamos inovar”, diz.

A tentativa foi bem-sucedida. A exposição de origem britânica – que já viajou de Chicago a Hong Kong – será aberta em São Paulo no dia 10 de novembro. Os visitantes poderão aprender sobre a história de cerca de 120 jogos, desde a concepção do design até o game pronto para ser jogado. Haverá textos explicativos e consoles antigos, mas não para por aí. A exposição é 90% interativa. As máquinas foram dispostas seguindo uma linha do tempo, iniciada em 1962, e organizadas por tecnologia. Com opções que vão do Pong – considerado um dos primeiros games já desenvolvidos – ao Nintendo Wii.

 E deve atrair muita gente. De acordo com Antônio Amorim, vice-presidente de comunicação da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), cerca de 35 milhões de brasileiros jogam algum tipo de game no Brasil. A maior parte deles – cerca de 50% – é de jogadores casuais em sites ou rede sociais. “O mercado costumava ter um nicho. Agora, quase todo mundo joga”, conta. Apesar disso, muitos ainda não sabem que o universo dos games tem muito mais a oferecer do que Angry Birds e Farmville. É possível encontrar entretenimento em opções como Pac Man ou Space Invaders e gráficos e tramas complexas em títulos como Deus Ex, da empresa Ion Storm ou L.A. Noire, da Rockstar Games.

Escrito por Ana Cecília de Paula

Serviço

Museu da Imagem e do Som (MIS)


Endereço Av. Europa, 158

Jardim Europa, São Paulo

Telefone 11 2117-4777

Site de Museu da Imagem e do Som (MIS)

R$10

Data 10 Nov 2011-15 Jan 2012

Telefone 11 2117-4777

Site de Jogos de cultura

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2014 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

/* Place this code at the bottom of your website HTML */